Estudos Bíblicos

COMPREENDENDO O JEJUM – Luciano Subirá

10/01/2017
182 Comentários
compreendendo-o-jejum-luciano-subira2



O jejum é a abstinência total ou parcial de alimentos por um período definido e propósito específico. Tem sido praticado pela humanidade em praticamente todas as épocas, nações, culturas e religiões. Pode ser com finalidade espiritual ou até mesmo medicinal, visto que o jejum traz tremendos benefícios físicos com a desintoxicação que produz no corpo. Mas nosso enfoque é o jejum bíblico. Muitos cristãos hoje desconhecem o que a Bíblia diz acerca do jejum. Ou receberam um ensino distorcido ou não receberam ensinamento algum sobre este assunto.

Creio que a Igreja de hoje vive dividida entre dois extremos: aqueles que não dão valor algum ao jejum e aqueles que se excedem em suas ênfases sobre ele. Penso que Deus queira despertar-nos para a compreensão e prática deste princípio que, sem dúvida, é uma arma poderosa para o cristão.

Não há regras fixas na Bíblia sobre quando jejuar ou qual tipo de jejum praticar, isto é algo pessoal. Mas a prática do jejum, além de ser recomendação bíblica, traz consigo alguns princípios que devem ser entendidos e seguidos.

A BÍBLIA ORDENA O JEJUM ?

Não. No Velho Testamento, na lei de Moisés, os judeus tinham um único dia de jejum instituído: o do Dia da Expiação (Lv 23.27), que também ficou conhecido como “o dia do jejum” (Jr 36.6) e ao qual Paulo se referiu como “o jejum” (At 27.9). Mas em todo o Velho e Novo Testamento não há uma única ordem acerca de jejuarmos. Contudo, apesar de não haver um imperativo acerca desta prática, a Bíblia esta cheia de menções ao jejum. Fala não apenas de pessoas que jejuaram e da forma como o fizeram, mas infere que nós também jejuaríamos e nos instrui na forma correta de faze-lo.

Muitos ensinadores falharam de maneira grave ao dizer que, por não haver nenhuma ordem específica para o jejum, então não devemos jejuar. Mas quando consideramos o ensino de Jesus sobre o jejum, não há como negar que o Mestre esperava que jejuássemos:

“Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam. Em verdade vos digo que eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuardes, unge a cabeça e lava o rosto, com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e sim ao teu Pai, em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” (Mt 6.16-18).

Embora Jesus não esteja mandando jejuar, suas palavras revelam que ele esperava de nós esta prática. Ele nos instruiu até na motivação correta que se deve ter ao jejuar. E quando disse que o Pai recompensaria a atitude correta do jejum, nos mostrou que tal prática produz resultados!

Algumas pessoas dizem que se as epístolas não dizem nada sobre jejuar é porque não é importante, e desprezam o ensino de Jesus sobre o jejum. Isto é errado! Jesus não veio ensinar os judeus a viverem bem a Velha Aliança, Ele veio instituir a Nova Aliança, e todos os seus ensinos apontavam para as práticas dos cidadãos do reino de Deus.

Quando estava para ser assunto ao céu, deu ordem aos seus apóstolos que ensinassem as pessoas a guardar TUDO o que Ele tinha ordenado (Mt 28.20), inclusive o modo correto de jejuar! O próprio Jesus praticou o jejum, e lemos em Atos que os líderes da Igreja também o faziam. Registros históricos dos pais da igreja também revelam que o jejum continuou sendo observado como prática dos crentes muito tempo depois dos apóstolos. O jejum, portanto, deve ser parte de nossas vidas e praticado de forma equilibrada, dentro do ensino bíblico.

Embora o próprio Senhor Jesus tenha jejuado por quarenta dias e quarenta noites no deserto, e muitas vezes ficava sem comer (quer por falta de tempo ministrando ao povo – Mc 6.31, quer por passar as noites só orando sem comer – Mc 6.46), devemos reconhecer que Ele e seus discípulos não observavam o jejum dos judeus de seus dias (exceto o do dia da Expiação). Era costume dos fariseus jejuar dois dias por semana (Lc 18.12), mas Jesus e seus discípulos não o faziam. Aliás chegaram a questionar Jesus acerca disto:

“Disseram-lhe eles: Os discípulos de João e bem assim os fariseus freqüentemente jejuam e fazem orações; os teus, entretanto, comem e bebem. Jesus, porém, lhes disse: Podeis fazer jejuar os convidados para o casamento, enquanto está com eles o noivo? Dias virão, contudo, em que lhes será tirado o noivo; naqueles dias, sim, jejuarão.” (Lc 5.33-35).

O Mestre mostrou não ser contra o jejum, e disse que depois que Ele fosse “tirado” do convívio direto com os discípulos (voltando ao céu) eles haveriam de jejuar. Jesus não se referiu ao jejum somente para os dias entre sua morte e ressurreição/reaparição aos discípulos (ao mencionar os dias que eles estariam sem o noivo), e sim aos dias a partir de sua morte. Contudo, Jesus deixou bem claro que a prática do jejum nos moldes do que havia em seus dias não era o que Deus esperava. A motivação estava errada, as pessoas jejuavam para provar sua religiosidade e espiritualidade, e Jesus ensinou a faze-lo em secreto, sem alarde.

O jejum pode ser uma prática vazia se não for feito de maneira correta. Isto aconteceu nos dias do Velho Testamento, quando o povo começou a indagar:

“Por que jejuamos nós, e não atentas para isto? Por que afligimos a nossa alma, e tu não o levas em conta?” (Is 58.3a).

E a resposta de Deus foi exatamente a de que estavam jejuando de maneira errada:

“Eis que, no dia em que jejuais, cuidais dos vossos próprios interesses e exigis que se faça todo o vosso trabalho. Eis que jejuais para contendas e para rixas e para ferirdes com punho iníquo; jejuando assim como hoje, não se fará ouvir a vossa voz no alto.” (Is 58.3b,4).

Por outro lado, o versículo está inferindo que se observado de forma correta, Deus atentaria para isto e a voz deles seria ouvida.

O PROPÓSITO DO JEJUM

Gosto de uma afirmação de Kenneth Hagin acerca do jejum: “O jejum não muda a Deus. Ele é o mesmo antes, durante e depois de seu jejum. Mas, jejuar mudará você. Vai lhe ajudar a manter-se mais suscetível ao Espírito de Deus”. O jejum não tornará Deus mais bondoso ou misericordioso para conosco, ele está ligado diretamente a nós, à nossa necessidade de romper com as barreiras e limitações da carne. O jejum deixará nosso espírito atento pois mortifica a carne e aflige nossa alma. Jesus deixou-nos um ensino precioso acerca disto quando falava sobre o jejum:

“Ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho romperá os odres; e tanto se perde o vinho como os odres. Mas põe-se vinho novo em odres novos.” (Mc 2.22).

O odre era um recipiente feito com pele de animais, que era devidamente preparada mas, com o passar do tempo envelhecia e ressecava. O vinho, era o suco extraído da uva que fermentava naturalmente dentro do odre. Portanto, quando se fazia o vinho novo, era sábio colocá-lo num recipiente de pele (o odre) que não arrebentasse na hora em que o vinho começasse a fermentar, e o melhor recipiente era o odre novo.

Com essa ilustração Jesus estava ensinado-nos que o vinho novo que Ele traria (o Espírito Santo) deveria ser colocado em odres novos, e o odre (ou recipiente do vinho) é nosso corpo. A Bíblia está dizendo com isto que o jejum tem o poder de “renovar” nosso corpo. A Escritura ensina que a carne milita contra o espírito, e a melhor maneira de receber o vinho, o Espírito, é dentro de um processo de mortificação da carne.

Creio que o propósito primário do jejum é mortificar a carne, o que nos fará mais suscetíveis ao Espírito Santo. Há outros benefícios que decorrerão disto, mas esta é a essência do jejum.

Alguns acham que o jejum é uma “varinha de condão” que resolve as coisas por si mesmo, mas não podemos ter o enfoque errado. Quando jejuamos, não devemos crer NO JEJUM, e sim em Deus. A resposta às orações flui melhor quando jejuamos porque através desta prática estamos liberando nosso espírito na disputada batalha contra a carne, e por isso algumas coisas acontecem.

Por exemplo, a fé é do espírito e não da carne; portanto, ao jejuar estamos removendo o entulho da carne e liberando nossa fé para se expressar. Quando Jesus disse aos discípulos que não puderam expulsar um demônio por falta de jejum (Mt 17.21), ele não limitou o problema somente a isto mas falou sobre a falta de fé (Mt 17.19,20) como um fator decisivo no fracasso daquela tentativa de libertação.

O jejum ajuda a liberar a fé! O que nos dá vitória sobre o inimigo é o que Cristo fez na cruz e a autoridade de seu nome. O jejum em si não me faz vencer, mas libera a fé para o combate e nos fortalece, fazendo-nos mais conscientes da autoridade que nos foi delegada.

Mas apesar do propósito central do jejum ser a mortificação da carne, vemos vários exemplos bíblicos de outros motivos para tal prática:

a) No Velho Testamento encontramos diferentes propósitos para o jejum:

  • Consagração – O voto do nazireado envolvia a abstinência/jejum de determinados tipos de alimentos (Nm 6.3,4);
  • Arrependimento de pecados – Samuel e o povo jejuando em Mispa, como sinal de arrependimento de seus pecados (1 Sm 7.6, Ne 9.11);
  • Luto – Davi jejua em expressão de dor pela morte de Saul e Jônatas, e depois pela morte de Abner. (2 Sm 1.12 e 3.35);
  • Aflições – Davi jejua em favor da criança que nascera de Bate-Seba, que estava doente, à morte (2 Sm 12.16-23); Josafá apregoou um jejum em todo Judá quando estava sob o risco de ser vencido pelos moabitas e amonitas (2 Cr 20.3);
  • Buscando Proteção – Esdras proclamou jejum junto ao rio Ava, pedindo a proteção e benção de Deus sobre sua viagem (Ed 8.21-23); Ester pede que seu povo jejue por ela, para proteção no seu encontro com o rei (Et 4.16);
  • Em situações de enfermidade – Davi jejuava e orava por outros que estavam enfermos (Sl 35.13);
  • Intercessão – Daniel orando por Jerusalém e seu povo (Dn 9.3, 10.2,3)

b) Nos Evangelhos

  • Preparação para a Batalha Espiritual – Jesus mencionou que determinadas castas só sairão por meio de oração e jejum, que trazem um maior revestimento de autoridade (Mt 17.21);
  • Estar com o Senhor – Ana não saía do templo, orando e jejuando freqüentemente (Lc 2.37);
  • Preparar-se para o Ministério – Jesus só começou seu ministério depois de ter sido cheio do Espírito Santo e se preparado em jejum (prolongado) no deserto (Lc 4.1,2);

c) Em Atos dos Apóstolos vemos a Igreja praticando o jejum em diversas situações, tais como:

  • Ministrar ao Senhor – Os líderes da igreja em Antioquia jejuando apenas para adorar ao Senhor (At 13.2);
  • Enviar ministérios – Na hora de impor as mãos e enviar ministérios comissionados (At.13:3);
  • Estabelecer presbíteros – Além de impor as mãos com jejum sobre os enviados, o faziam também sobre os que recebiam autoridade de governo na igreja local, o que revela que o jejum era um princípio praticado nas ordenações de ministros (At 14.23).

d) Nas Epístolas só encontramos menções de Paulo de ter jejuado (2 Co 6.3-5; 11.23-27).

DIFERENTES FORMAS DE JEJUM

Há diferentes formas de jejuar. As que encontramos na Bíblia são:

a) Jejum PARCIAL. Normalmente o jejum parcial é praticado em períodos maiores ou quando a pessoa não tem condições de se abster totalmente do alimento (por causa do trabalho, por exemplo). Lemos sobre esta forma de jejum no livro de Daniel:

“Naqueles dias, eu, Daniel, pranteei durante três semanas. Manjar desejável não comi, nem carne, nem vinho entraram em minha boca, nem me ungi com óleo algum, até que se passaram as três semanas.” (Dn 10.2,3).

O profeta Daniel diz exatamente o quê ficou sem ingerir: carne, vinho e manjar desejável. Provavelmente se restringiu à uma dieta de frutas e legumes, não sabemos ao certo. O fato é que se absteve de alimentos, porém não totalmente. E embora tenha escolhido o que aparentemente seja a forma menos rigorosa de jejuar, dedicou-se à ela por três semanas.

Em outras situações Daniel parece ter feito um jejum normal (Dn 9.3), o que mostra que praticava mais de uma forma de jejum. Ao fim deste período, um anjo do Senhor veio a ele e lhe trouxe uma revelação tremenda. Declarou-lhe que desde o primeiro dia de oração o profeta já fora ouvido (v.12), mas que uma batalha estava sendo travada no reino espiritual (v.13) o que ocorreria ainda no regresso daquele anjo (v.20). Aqui aprendemos também sobre o poder que o jejum tem nos momentos de guerra espiritual.

b) Jejum NORMAL. É a abstinência de alimentos mas com ingestão de água. Foi a forma que nosso Senhor adotou ao jejuar no deserto. Cresci ouvindo sobre a necessidade de se jejuar bebendo água; meu pai dizia que no relato do evangelho não há menção de Cristo ter ficado sem beber ou ter tido sede (e ele estava num deserto!):

“Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto, durante quarenta dias, sendo tentado pelo Diabo. Nada comeu naqueles dias, ao fim dos quais teve fome.” (Mt 4.2).

Denominamos esta forma de jejum como normal, pois entendemos ser esta a prática mais propícia nos jejuns regulares (como o de um dia).

c) Jejum TOTAL. É abstinência de tudo, inclusive de água. Na Bíblia encontramos poucas menções de ter alguém jejuado sem água, e isto dentro de um limite: no máximo três dias.

A água não é alimento, e nosso corpo depende dela a fim de que os rins funcionem normalmente e que as toxinas não se acumulem no organismo. Há dois exemplos bíblicos deste tipo de jejum, um no Velho outro no Novo Testamento:

1) Ester, num momento de crise em que os judeus (como povo) estavam condenados à morte por um decreto do rei, pede a seu tio Mardoqueu que jejuem por ela: “Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais, nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; eu e as minhas servas também jejuaremos. Depois, irei ter com o rei, ainda que é contra a lei; se perecer, pereci.” (Et 4.16).

2) Paulo, na sua conversão também usou esta forma de jejum, devido ao impacto da revelação que recebera: “Esteve três dias sem ver, durante os quais nada comeu, nem bebeu.” (At 9.9).

Não há qualquer outra menção de um jejum total maior do que estes (a não ser o de Moisés e Elias numa condição diferente que explicaremos adiante). A medicina adverte contra um período de mais de três dias sem água, como sendo nocivo. Devemos cuidar do corpo ao jejuar e não agredi-lo; lembre-se de que estará lutando contra sua carne (natureza e impulsos) e não contra o seu corpo.

A DURAÇÃO DO JEJUM

Quanto tempo deve durar um jejum? A Bíblia não determina regras deste gênero, portanto cada um é livre para escolher quando, como e quanto jejua. Vemos vários exemplos de jejuns de duração diferente nas Escrituras:

  • 1 dia – O jejum do Dia da Expiação
  • 3 dias – O jejum de Ester (Et 4.16) e o de Paulo (At 9.9);
  • 7 dias – Jejum por luto pela morte de Saul (I Sm.31.13);
  • 14 dias – Jejum involuntário de Paulo e os que com ele estavam no navio (At 27.33);
  • 21 dias – O jejum de Daniel em favor de Jerusalém (Dn 10.3);
  • 40 dias – O jejum do Senhor Jesus no deserto (Lc 4.1,2);

OBS: A Bíblia fala de Moisés (Ex 34.28) e Elias (1 Re 19.8) jejuando períodos de quarenta dias. Porém vale ressaltar que estavam em condições especiais, sob o sobrenatural de Deus. Moisés nem sequer bebeu água nestes 40 dias, o que humanamente é impossível. Mas ele foi envolvido pela glória divina. O mesmo se deu com Elias, que caminhou 40 dias na força do alimento que o anjo lhe trouxe. Isto é um jejum diferente que começou com um belo “depósito”, uma comida celestial. Jesus, porém, fez um jejum normal com esta duração.

Muitas pessoas erram ao fazer votos ligados à duração do jejum… Não aconselho ninguém fazer um voto de quanto tempo vai jejuar, pois isso te deixará “preso” no caso de algo fugir ao seu controle. Siga o conselho bíblico:

“Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes. Melhor é que não votes do que votes e não cumpras”. (Ec 5.4,5).

É importante que haja uma intenção e um alvo quanto à duração do jejum no coração, mas não transforme isto em voto. Já intentei jejuns prolongados e no meio do caminho fui forçado a interromper. Mas também já comecei jejuns sem a intenção de prolongá-lo e, no entanto, isto acabou acontecendo mesmo sem ter feito os planos para isto.

O JEJUM PROLONGADO

Há algo especial num jejum prolongado, mas deve ser feito sob a direção de Deus (as Escrituras mostram que Jesus foi guiado pelo Espírito ao seu jejum no deserto – Lc 4.1). Conheço irmãos que tem jejuado por trinta e até quarenta dias, embora eu, pessoalmente, não tenha feito um jejum tão longo; o maior tempo que jejuei (apenas bebendo água) foram 21 dias. Mas cada um desses irmãos confirma ter recebido de Deus uma direção para tal.

Vale ressaltar também que certos cuidados devem ser tomados. Não podemos brincar com o nosso corpo. Uma dieta para desintoxicação do organismo antes do jejum é recomendada, e também na quebra do jejum prolongado (mais de 3 dias). Procure orientação e acompanhamento médico se o Senhor lhe dirigir a um jejum deste gênero. Há muita instrução na forma de literatura que também pode ser adquirida.

PODEMOS FALAR QUE ESTAMOS JEJUANDO ?

Algumas pessoas são extremistas quanto a discrição do jejum, enquanto outras, à semelhança dos fariseus, tocam trombeta diante de si. Em Mateus 6.16-18, Jesus condena o exibicionismo dos fariseus querendo parecer contristados aos homens para atestar sua espiritualidade. Ele não proibiu de se comentar sobre o jejum, senão a própria Bíblia estaria violando isto ao contar o jejum que Jesus fez… Como souberam que Cristo (que estava sozinho no deserto) fez um jejum de quarenta dias? Certamente porque Ele contou! Não saiu alardeando perante todo mundo, mas discretamente repartiu sua experiência com os seus discípulos.

Eu, particularmente, comecei a jejuar estimulado pelo relato das experiências de outros irmãos. Depois é que comecei (aos poucos) a entender o ensino bíblico sobre o jejum. E louvo a Deus pelas pessoas que me estimularam! Sabe, precisamos tomar cuidado com determinadas pessoas que não tem o que acrescentar à nossa edificação e somente atacam e criticam.

Lembro-me que o primeiro jejum que fiz na minha adolescência: cortei só o almoço mas tomei um refrigerante para não “sofrer” muito; fiz isto para orar por um amigo que queria ver batizado no Espírito Santo. Aquele rapaz já havia recebido tanta oração, mas nada havia acontecido ainda. Portanto, jejuei e orei em seu favor. Hoje sei que não foi grande coisa mas, na época, foi o meu melhor. Pois bem, alguém ficou sabendo e me ridicularizou, disse que jejum de verdade era ficar o dia todo sem comer nada e bebendo no máximo um pouco de água; esta pessoa disse que eu estava perdendo meu tempo e que só fizera um “regimezinho”, pois o verdadeiro jejum não admitia nem bala açucarada na boca, quanto mais um refrigerante!… mas naquele dia meu amigo foi cheio do Espírito Santo e preferi acreditar que o jejum funcionava.

Depois ouvi outros irmãos comentarem sobre jejuar mais de um dia e “fui atrás” , e assim, aos poucos, fui aprendendo (a jejuar e sobre o jejum) aquilo que não aprendi na igreja ou na literatura cristã. Penso que de forma sábia e cuidadosa podemos estimular outros à prática do jejum, basta partilharmos nossas experiências e incentiva-los.

CONCLUINDO

Haverá períodos em que o Espírito Santo vai nos atrair mais para o jejum, e épocas em que quase não sentiremos a necessidade de faze-lo. Já passei anos sem receber nenhum impulso especial para jejuns de mais de três dias e, mesmos estes, foram poucos.

E houve épocas em que, seguidamente sentia a necessidade de faze-lo. Porém, penso que o jejum normal de um dia de duração é algo que os cristãos deveriam praticar mais, mesmo sem sentir nenhuma “urgência” espiritual para isto.

Quando meu filho Israel estava para nascer, o Senhor trouxe um profundo peso de oração e intercessão ao meu coração. Sabia que devia jejuar; era uma “urgência” dentro de mim. Não ouvi uma voz sobrenatural, não tive nenhuma visão ou sonho a respeito, simplesmente sabia que tinha de jejuar até romper algo, e o fiz por seis dias. Ao final soube que havia alcançado uma vitória.

Na ocasião do parto, minha esposa teve uma complicação e quase perdemos nosso primeiro filho; contudo, a batalha já havia sido ganha e o poder de Deus prevaleceu. Devemos ser sensíveis e seguir os impulsos do Espírito de Deus nesta área.

Isto vale não só para começar a jejuar mas até para quebrar o jejum. Já fiz jejuns que queria prolongar mais e senti que não deveria faze-lo, pois a motivação já não era mais a mesma…

Encerro desafiando-o a praticar mais o jejum, e certamente você descobrirá que o poder desta arma que o Senhor nos deu é difícil de se medir com palavras. A experiência fortalecerá aquilo que temos dito. Que o Senhor seja contigo e te guie nesta prática!

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Autor: Luciano P. Subirá. É o responsável pelo Orvalho.Com – um ministério de ensino bíblico ao Corpo de Cristo. Também é pastor da Comunidade Alcance em Curitiba/PR. Casado com Kelly, é pai de dois filhos: Israel e Lissa.

 

 

  • Deusimar Dourado

    Glória a Deus por esse estudo, que o Senhor Deus fale sempre em nossos corações e encontre solo fértil onde dê muitos frutos para Honra e Glória do Senhor Jesus Cristo!

  • Daniele

    Muito bom esse estudo sobre jejum, abriu muito minha visão ..Louvado seja o nome do Senhor!

  • Cesar Gomes

    Muito claro o estudo. Deus continue a inspirá-lo na edificação do corpo de Cristo.

  • Hércules Lins

    Paz Pr. Luciano, através deste estudo bíblico sobre o jejum, eu me aproximei mais de Deus, e araiz da sua Palavra amada, se firmou em terra profunda em meu coração, ti agradeço Pr. Luciano de todo o meu coração.

  • W.PAULO

    PAZ SEJA CONTIGO!
    QUERO AGRADECER A DEUS PELA TUA VIDA, SEUS ENSINAMENTOS TEM SIDO VERDADEIROS OASIS,NA INTERNET.
    DEUS O ABENÇOE GUERREIRO DE CRISTO.

  • http://orvalho.com cleiton

    muito bom esse estudo , abriu meus olhos para muitas coisas que deus te abençoe a cada dia

  • clebernilson

    Paz Pr Luciano,
    Em muito aprendi com este estudo; Peço que Deus continue a se revelar pela sua palavra de maneira profunda e simples. Deus seja contigo e os seus.

  • alisson

    muiiiiiiito obrigado !

  • Joana Darc

    Desde que conheci esse ministerio Deus tem ministrado muito em minha vida. Glória a Deus pela sua vida Pr Luciano, hoje Deus me acrescentou algo mais.

  • Marlene Lima

    foi muito esclarecedor já havia feito algumas pesquisas e li sobre o assunto, mas algumas coisas foram esclarecidas. Graças ao nosso bom Deus que tem maior interesse em nos ensinar e edificar sua igreja. Deus continue revelando a cada dia mais a estes homens tão preciosos, como Luciano subirá que já ouvi algumas mensagens e pelo que fala confere que é um discípulo de Jesus, um grande abç.

  • claudia Recife

    Glória a Deus por sua vida; a honra e a Glória é do Senhor Jesus. Mas muito obrigada por este assunto poderoso em Deus. Me edifica muito.

  • http://JEJUMEORACAO ZEZA

    MUITO BOM

  • Edson Borges

    Paz do Senhor.
    Obrigado por sua dedicação. Estou começando a praticar o jejum e essa palavra me ajudou a compreender melhor o assunto.
    O Senhor continue o abençoando sempre.

  • Priscilla

    Estudo Maravilhoso… aprendi muito com está leitura! Deus abençoe! =)

  • http://www.orvalho.com/compreendendo-o-jejum/ Marcos Paulo dos San

    Estudo que veio esclarecer muitas dúvidas, a respeito desse assunto.

  • JOCIENE CRUZ

    COMO É BOM APRENDER CADA DIA MAIS DA PALAVRA DE DEUS

  • http://Mateusbarroso.facebook.com Mateus

    Na realidade é um primeiro estudo que procurei saber sobre o assunto, e confesso que pude muito aprender

  • http://www.orvalho.com Alison

    Tenho aprendindo demais com o pastor Luciano subira e ja me tornei uma fã desse site escuto todos os dias as palavras dos pastores sou muito edificado e desafiado a ter fé

  • Thais

    Gostaria de dizer que este estudo, graças a Deus, veio a confirmar mta coisa q eu ouvia as pessoas falarem mas que nao me convencia… mto bom, vou compartilhar com tds os meus irmaos… Deus abençoe!

  • Flávia Miranda

    Glória a Deus por esse estudo. Tirou muitas duvidas que eu tinha.
    Deus abençoe muito sua vida=D

  • teresa dantas

    Aprendi muito com esse estudo, tirei muitas duvidas e vou praticar mais!!!! Que Deus continue te abençoando

  • Rebeca Tavares

    Hehee
    Olhaa que legaal!!
    Eu tenho lido sobre a vida de Jesus na terra, e tenho aprendido bastante.
    Um dos pontos que me chamaram atenção foi a questao do jejum sempre tive algumas duvidas sobre este assunto
    Por isso procurei o site e sem duvidas iluminou bastante meu entendimento.
    Deus te abencoe muito pastor vc e sua familia!!
    =)

  • valtercio

    Gostei muito Deus te abencoe

  • Poliana Pasquareli

    sempre quis saber mas sobre jejum,mas alguns pastor não dar estudos explicando,sempre tive duvida (e sou cristã desde que nasci). se podia beber agua ou não, se tava certo fazer jejum apenas de alguma coisa só.fiquei feliz com este estudo, pois me explicou tudo q eu queria saber.

  • Jonathan Maércio De

    Olá Pastor Luciano,

    Já Havia Aprendido Sobre o Jejum e Já o Prático, Mas Seu Estudo Mais Aprofundado Me Esclareceu Várias Coisas, e Me Deu base Bíblica Para Propósitos e Efeitos Do Jejum Que Tinha Dúvidas Ainda!
    Muito Obrigado!
    Sou Grato a Deus Pela Sua Vida e Ministério!
    Deus o Abençoe!

  • Sabrina Santiago

    Muito bom o conteúdo abordado, contribuiu para meu crescimento espiritual, e tem mais… não vou guardar apenas comigo estas informações, irei compartilhar com minha família

  • Israel Lima

    Estudo muito bom.
    Deus abençoe.

  • Cleide

    Este estudo sobre o jejum é muito bom.Aprendi bastante. Agradeço ao Senhor Jesus, por colocar em nossas vidas pessoas que adquirem conhecimento e nos passa suas experiencias.
    Obrigada pastor Luciano. Que o Senhor continue a lhe abençoar e sua familia.

  • Roberval Kós

    Agradeço a DEUS pelo estudo que o irmão fez e publicou. Gostei da vinculação bíblica. Foi citado o jejum especial de Moisés e de Elias. Realmente muito especiais. Moisés fez dois desses maravilhosos jejuns sendo o segundo puramente sacerdotal, numa verdadeira intercessão pelo povo (Dt 9:18)

  • http://www.skoob.com.br rafaela muniz

    Parabens, esse estudo sobre jejum é muito esclarecedor. me ajudou bastante.

  • giovana

    Sentia em meu coracao de jejuar mais nao sabia ao certo porq e como entaao a mais ou menos uns dez dis comecei um jejum cortando o doce e hj lendoessa explicacao me sinto mais determinada e entendida para proceguir. Obrigada que Deus abencoe

  • Alex

    Benção esta matéria…Deus sempre usando o pastor Luciano Subirá para nos abençoar, seja através dos livros ,palavra ou matérias assim como esta!

  • pr.evandro eloy

    Glorifico à Deus, por este estudo tão esclarecedor baseado unicamente pelas escrituras sagradas. Que Deus continue abençoando vocês.

    Pastor Evandro Eloy de Almeida

  • Evaldo

    A paz do Senhor meu querido…gostei muito do estudo e com certeza me edificou e está edificando muitas vidas…muito esclarecedor…numa linguagem simples…de fácil compreensão.

    Concordo com o irmão que em Exodo 34:28 Moises esteve em jejum total perante ao Senhor. Como explicar? não há explicação…o que é impossível para os homens e possível para Deus. Que Deus o abençoe cada dia mais e que o bálsamo do espírito esteja sempre sobre a tua vida, Abraços.

  • SIDNEY FRANÇA NUNES

    DOU GRAÇAS A DEUS PORQUE TEM LEVANTADO HOMENS COM PROFUNDOS CONHECIMENTOS NAS ESCRITURA,EMBORA JÁ CONHECIA AS 3 FORMA DE JEJUM,MAIS COM ESSE ESTUDO MARAVILHOSO AONDE SÃO CITADOS TEXTOS DO ANTIGO TESTAMENTO E NOVO,AMPLIOU MAIS O MEU CONHECIMENTO QUE DEUS TE CONSERVE ASSIM AMADO PASTOR EV SIDNEY

  • Davi

    Ótimo artigo, texto claro e elucidativo, parabéns ao autor! E obrigado! Pois me abençoou muito!

    Graça e Paz!

    Davi.

  • http://permalink nilson próspero guil

    acordei neste dia querendo saber mais sobre este assuntos, e acredito que muito bom aprender sobre o jejum, pois trabalho em um serviço pesado e posso fazer um jejum parcial.

  • Aline Lima

    Glorias a Deus pela sua vida pastor Luciano!!! Que Deus continue te usando muito. Esse estudo me tirou muitas duvidas!!! Abçs.

  • Mauricio Galaxe

    Esclareceu muitas duvidas que tinha! Agora estou firme no propósito!

  • Alexandre

    Aprendi muito com este ensino, muitas duvidas foram esclarecidas. Obrigado e que Deus continue abençoando vocês. Abraços

  • Thiago

    A paz do Senhor Jesus!
    Fiquei maravilhado como que li a respeito do Jejum, tinha muita duvidas a respeito, mas Deus me guiou até este site e pude observar que como é grande o nosso Senhor.
    Eu e minha esposa estamos com proposito de jejuar, com toda esse estudo sobre Jejum acredito que tenho mais convicção de Jejuar e que o nome de Jesus vai ser glorificado.
    Que Deus Abençoe você e sua Família, e que o Espirito de Deus possa cada dia mais derramar sobre tua casa sabedoria. Deus seja Louvado e Glorificado pela sua Vida

  • Grasielle Cristina

    Gostei muuuito de ler este estudo, antes entendia quase nada sobre o jejum e achava que o jejum parcial não era bíblico. Acredito que muitos cristãos, assim como eu, não o entendem bem. Fico feliz por poder encontrar este esclarecimento. Que Deus os abençoe!

  • http://Yahoo Francisca das chagas

    Amei

  • Andréa Praça

    Estudo bem claro, chuva de benção para você.

  • Grazielle Correa

    Muito esclarecedor! Obrigada, que Deus continue te abençoando.

  • Edson Gilleady

    Ótimo conteúdo, esclarecedor.

    Deus continue os usando nesse trabalho.

    Itajaí-SC

  • http://diante-dacruz.tumblr.com Edilene Lima

    Senti Deus se fazendo presente e me apontando várias coisas que Ele queria que eu soubesse. Que Deus o abençoe sempre!

  • carla rose

    muito bom , aprendi muito.

  • Mayara

    O jejum nos aproxima de Deus,nos fortalece para nossas batalhas diárias espirituais e no nosso dia a dia!
    Entendi que o jejum e uma forma que aproxima vc da vontade Deus,que te torná sensível a escutar e discernir o que Ele realmente quer.
    Me ajudou muito este estudo agora posso orar e jejuar sabendo realmente o objetivo e o alvo 😉
    Obrigada.

  • EVA FRANCA

    MUITO ESCLARECEDOR, PARABÉNS!!!

  • Laryssa

    Adorei o estudo, mto esclarecedor e imparcial, mudou meu conceito sobre o jejum.

  • Maria Aparecida

    As palavras de incentivo, que encontrei aqui foram de grande valor para mim, que desejo praticar o jejum. os ensinamentos necessários para quem não sabe como proceder quado estiver jejuando e ate mesmo porque esta jejuando.
    Muito Obrigado!
    Que DEUS esteja sempre contigo!

  • Lizandra

    obrigada por esse estudo não sei o que me motivou, ou melhor sei sim essa noite acordei me questionando sobre os 40 dias do Jejum de Jesus no deserto como foi e queria saber mais sobre o assunto e encontrei seu estudo que pra mim foi muito edificante muito obrigada e que Deus continue a abençoar sua vida em nome de Jesus amém

  • Roberto Barreto

    Estava procurando artigos para ajudar na elaboração de um estudo sobre jejum e oração. Ao ler este estudo fiquei feliz, pois é isso que eu quero passar para a minha Igreja. Parabenizo o autor, Pr Luciano, pela forma como apresentou esse tema, que infelizmente ainda não trabalhado em muitas Igrejas.
    Obrigado e que o Senhor continue abençoando grandemente esse ministério.

  • Ilaice Marques

    Precisava ministrar uma lição na EBD sobre esse assunto e ouvi alguns comentários que me deixaram triste, pedi a Deus que me orientasse e fui buscar algo na internet que pudesse me esclarecer melhor sobre jejum então me deparei com esse estudo e glorifiquei a Deus e disse: Esse Deus é mesmo maravilhoso é isso que eu preciso. Obrigado Pr. Luciano que Deus continue abençoando e usando sua vida para a glória Dele.

  • Priscila M Barros

    Muito esclarecedor! Que o Senhor continue usando o Pastor Luciano.

  • http://httpwww.ieq.com janainamoraesguaglia

    acho muito valido jejuar o jejum nos deixa mais sensiveis a voz de deus e além da gente se disciplinar e temos respostas de todo louvado seja deus

  • Geogete

    Obrigada P. Luciano pela clareza e direção bíblica em relação ao jejum. Que Deus continue a usá-lo em sua seara e para nossa edificação espiritual; No amor do Senhor.

  • Patrícia Rodrihues

    Adorei a explicação, muito clara e atual sem sair da verdade contida na palavra de Deus.

  • TANIA SANTOS

    Muito edificante, claro e sábio o estudo sobre o jejum. Deus continue abençoando o seu rico ministério. Deus seja louvado!!!

  • Wesley Folly

    Parabéns pela iniciativa de escrita. Contribuiu para o meu conhecimento.
    Deus de abençoe!

  • Pedro

    Luciano…
    Deus te abençoe e louvado seja nosso Deus…

  • http://Permalink Eduardo dos Santos

    Toda vez vez que estou aflito e perdido Deus mostra o caminho. Deus seja louvado por este ensinamento que veio na hora certa .Obrigado Pr. Luciano a paz do Senhor

  • Ingrid Souza

    Olá Pastor, a paz do SENHOR Jesus. Muito obrigada por se deixar ser instrumento do Espírito Santo para alimentar os seus irmãos em Cristo através da revelação da palavra. Este estudo é dito com linguagem simples, sendo entendível a todos, tendo grande valor para aqueles que almejam a cada dia melhorar em sua caminhada com Cristo. Deus continue guardando “sua família, seu ministério”.

  • Nathalia Pereira

    Muito bom esse estudo sobre o jejum, confesso que tinha algumas dúvidas em relação ao Jejum, mas consegui a resposta para essas dúvidas através desse texto. Que Deus abençoe grandemente a vida de todos!!!

  • Guilherme

    Mais um estudo muito bom desse site que tem abençoado a minha vida!Peço para que Deus coloque em meu coração o jejum que Ele quer que eu faça,e que as promessas de Deus possam se cumprir através desse sacrifício.

  • Érico

    Muito bom, me fortaleceu bastante.

  • Reginaldo Oliveira

    Gostei muito deste estudo. Me ajudou muito e vou recomendar para os meus amigos.

  • Decio

    Paz,

    Excelente artigo! OBRIGADO.

  • Raquel

    Fui muito bem orientada por esse texto que acredito eu que você foi orientado por Deus ao digitar. Obrigada pelo tempo que vc reservou para compartilhar essa sabedoria que lhe foi dada. Seja cheio do Espírito Santo

  • Laélia Barbosa

    Obrigado por seu estudo sobre o jejum,me abençoou,agora poderei caminhar com esses novos conhecimentos.

  • Azael Ribeiro

    Ótimo, é um assunto muito rico e poderoso. Deus o a bençoe. Ass.de Deus no Lima MG.

  • Simone

    Muito bom, tinha algumas duvidas, consegui tira-las de forma muito clara.
    Que Deus o abençoe.

  • Amarildo Gonçalves

    Pr. Muito obrigado; me ajudou muito; me trouxe um renovo na fé para a prática do jejun.

  • Roberto Sena

    Foi muito proveitoso este estudo sobre o jejum. Aprendir bastante. Deus abençoe.

  • ariana

    Há alguns dias tenho sentido que coisas na minha vida só serão rompidas com jejum e oração e comecei a procurar passagens bíblicas que esclarecessem algumas dúvidas.Encontrar este site foi algo de muita valia para minha vida.Desejo que Deus continue lhe instruindo a ajudar pessoas através deste instrumento tão útil!

  • rogerio pereira

    Obrigado texto ótimo e coerente com a palavra amem que i senhor te abencoe

  • Rodrigo Amaral

    Parabéns pelo trabalho esclarecedor.

  • Edson Jose Trajano

    Meu querido e amado irmão a paz do Senhor Jesus, continue nessa simplicidade e dando lugar p/o espírito santo de Deus te usar, pois nos alegra saber da existência de irmãos como você. Que o Senhor te abençoe e te guarde e também a tua querida família.

  • Laíze

    Eu pouco ou nada sabia sobre o assunto, mas o texto é muito elucidativo,coloca todas as maneiras de se jejuar, sem imposições ou regras rígidas, tal como deve realmente ser!

  • Luciana

    Boa tarde,o meu coração está muito feliz,tudo que li esclarecedor dentro da bíblia.
    Tinha muitas dúvidas mas agora estou compreendendo tudo.Que Deus abencoe.

  • http://www.orvalho.com/compreendendo-o-jejum/ maria emilia

    Aleluia, palavra abençoada!

  • Francilene Pereira

    Muito bom,glória a Deus.

  • jefferson chaves

    Obrigado pastor.foi muito proveitoso p mim esse estudo, estava à procura de um ensino sobre jejum.consegui tirar minhas dúvidas e almentar minha fé na pratica do jejum.obrigado

  • Catia

    Muito esclarecedora a matéria. Tinha dificuldade para jejuar porque pra mim é muito dificil ficar sem beber água, agora que sei que posso jejuar sem deixar de bebê-la fiquuei muito feliz e empolgada, não vejo a hora de amanhecer novamente pra começar a jejuar. Que Deus possa recompensá-lo Pastor pelo senhor ter tido a preocupação de esclarecer o jejum, esse assunto não é tratado nas igrejas, muito menos com tanta clareza. Que Deus o recompense e abençoe a cada dia o seu ministério e familia. Fique com Deus!

  • https://www.facebook.com/ Raquel Araujo

    Desde criança aprendi sobre o jejum dentro dessa explicação, mas mesmo assim ainda tinha duvidas referente ao tempo de quando começar…hoje ficou claro pra mim com este estudo. Deus o abençoe!!!

  • Ana

    Estudo de muita valia, claro e direto atingindo o objetivo de ensinar e incentivar o jejum bíblico. Que o Senhor venha a abençoá-los mais e mais a cada dia em todas as áreas.

  • liana

    Adorei o artigo me ensinou muita coisa acerca do jejum. Que Deus vos guarde e vos salve como me salvou. Que a bênção do senhor Nosso Deus esteja convosco hoje, amanhã e sempre.

  • Edne Aurélio

    Muito obrigada, depois de ler essa publicação com certeza, vai dar para corrigir vareos erros meus, que Deus te abençoe.

  • Kole Haimbir

    Muito bom o estudo que tive acerca do assunto ‘Jejum’ que bencao…vou fazer mas outras buscas neste site e descubrir coisas novas.

    Deus o Abencoe Irmao!!!

  • Cleiton Marcelino

    Muito bom o estudo. Que Deus continue abençoando seu ministério.

  • Luiz Fernando

    Parabéns ao pastor por disseminar de forma tão clara uma das práticas espirituais pra vencermos nossa carne, que Deus continue te usando.

  • claudio

    A paz! seu estudo é completo, didático e norteador. Deus te abençoe!
    Saúde e Paz!
    Pr. Claudio Pereira.

  • Junio Eduardo

    Muito bom este ensinamento. Me esclareceu varias duvidas. Muito obrigado! Que Deus te abençoe grandemente.

  • pastora lilian

    o brigado meu querido pastor pela orientação sobre o jejum Deus abençoe

  • Rilda maria da silva rodrigues

    A paz do senhor jesus a todos ..eu gostei muito deste estudo .eu tinha algumas duvidas .mais já foram esclarecidas .graças a Deus ..Deus abençoe sua vida…

  • Juracy de Sousa Roch

    Obrigada por me encorajar, vou procurar praticar. Que Deus continue lhe usando para abençoar o povo dele.

  • http://sandracavalheiro.blogspot.com.br/ Sandra Cavalheiro

    Muito boa a sua matéria, pastor Luciano. Deus continue usando a sua vida.
    Muito obrigada!

  • maria clara

    Luciano, todas as recomendações acima, são válidos para jejum de HÁBITOS? Como por exemplo, jejuar de uso de redes sociais? Gostaria muito de saber se isso é válido para os olhos de Deus.

    Obrigada

  • Nicodemo Ferreira

    A Paz do Senhor Jesus Pastor Luciano!

    Gostei muito da orientação sobre o jejum, confesso que fiquei até emocionado ao ler a matéria e claro esclareceu muitas duvidas que tinha a respeito do jejum. que Deus continue abençoando ainda mais o seu ministério.

  • Thiago Santos

    nossa louvo a Deus pela vida deste homem a qual nos trouxe esse ensinamento edificante ,eu estava com muitas duvidas a cerca de jejuar ,ate que essa manhã entrei na net no objetivo de procurar algo sobre esse assunto e observei o site com este tema e entrei ,me alegrei logo que percebi que era o Pr. Luciano subirá ,porque ja teve mensagem que vi dele pelo youtube que no termino eu estava no chão chorando !! mesmos eu ja na Casa de Deus ,,e louvo a Deus dando Glórias e aleluias pela vida deste homem e deste site que tem essas msgs edificante …Graça e Paz a todos

  • Martinho António

    Gostei muitíssimo deste estudo porque precisava mesmo de ler isto. porque estou jejuando e estava fraco e querendo desistir mas com este estudo melhorei ergo a minha face para frente. DEUS SEJA COM TODOS NÓS. AMÉM!

  • http://hotmail Rutilene

    ótimo estudo gostei muito.

  • Mateus Guedes

    Muito edificante. Deus abençoe Pr.

  • Maira Diamante

    Estou fazendo jejum de quarenta dias por ocasião de uma campanha de jejum e oração da minha igreja. Escolhi tirar o almoço (ficarei de 12 as 18 em jejum). Nesse período é possível tomar suco de alguma fruta ou apenas água?

  • MARCUS FELIX

    Que deus abençoe a sua vida a cada dia, pois você através do espirito santo com suas palavras me ensinou como fazer um jejum coreto aos olhos de deus, muito agradecido por tal empenho e por van sabedoria, que deus de abençoe rica e abundantemente.

  • Magno

    Tinha uma grande duvida a respeito sobre isso. Sempre ouvia coisas exageradas do tipo: jejum de televisão, jejum de videogame, jejum de celular, jejum da novela das 18:00Hs.
    Enfim coisas de todos os tipos e afins.
    Esse estudo me esclareceu muito o raciocínio e entendimento sobre o jejum.
    Deus abençoe a todos.

  • vania

    Coincidências de Deus estava lendo um livro q comprei no domingo e depois fui pesquisar arrespeito do jejum sm q eu perceber era do mesmo autor do livro.achei sensacional Deus abnçoe o pr.Luciano

  • elaine moraes cardos

    Gostei bastante desta matéria.
    Bastante esclarecedora.

  • Weslley Barbosa Sena

    Pastor Lucas, grato sou por sua vida, por ter se proposto a ser usado por Deus para explanar de forma tão maravilhosa esse assunto quanto ao Jejum. Confesso sentir um impulsionar em meu coração quanto a tal prática, e fui em busca de aprender como aplica-la de maneira valida. Interessante a citação quanto ao mortificar a carne para a fé entrar em ação pelo espirito, pois é exatamente o que eu preciso em Deus fazer, para obter mais sensibilidade espiritual para com o Meu Deus. Que o Senhor lhe acrescente bençãos sem medidas, e lhe amplie o entendimento. Que Ele abençoe ao seu ministério e a sua família. Um abraço. Graça e Paz.

  • May Rodrigues

    Gostei dos relatos de experiência de jejum. É bem interessante, e acho que importante para nós, saber como isso funciona com as demais pessoas, não com intuito de comparar, mas como incentivo!
    Muito boa leitura.

  • Letícia Soares

    Que bênção!!! Deus tem despertado a igreja a jejuar e orar mais. Então nos entreguemos a isso, pois Ele é fiel!! Me abençoou pr. NÃO ESQUECEMOS QUE A ORAÇÃO E O JEJUM ANDAM JUNTOS com a mesma importância que um avião precisa das asas para voar. Paz 🙂

  • http://gmail leila gomes da silva

    Foi muito gratificante este ensino; aprendi muito, obrigado!..

  • Sybele

    Paz! (:
    Estou acompanhando os seus estudos e tem sido ótimos para o meu crescimento espiritual.
    Que o Senhor continue concedendo a você essa ”facilidade” em ensinar, explicar sobre diversos assuntos, pois acredito que assim como eu muitas pessoas tem sido tocadas através do Espírito Santo.

  • Cinara Zapater

    Quero agradecer muito por este estudo tão esclarecedor,não deixou qualquer dúvida, Deus abençoe muito sua vida família e ministério!

  • Daiane

    Glórias a Deus é isso ai!

  • Júlia

    Ótimo, explica muito bem o jejum.
    Que Deus lhe abençoe Pr. Luciano P. Subirá

  • http://gmail Luciano Rafael

    Agradeco imenso este ensinamento, fiz essa consuta afim de me inteirar o tipo de jejum devia praticar.Muita paz amado irmao.

  • Luciana

    Muito obrigada pelos esclarecimentos. Depois de ler o estudo um novo mundo se abriu para mim. Que o abençoe grandemente!

  • Luciana

    Que Deus o abençoe grandemente

  • Paulo Luiz

    A paz do Senhor Pastor Luciano,muito obrigado ,vou aplicar em minha aula.

  • Andreus Vinicius

    Eu tenho 16 anos, e estou em jejum de 2 dias por uma amiga pois quero vela adorar ao Senhor.
    Como é meu primeiro jejum, este texto me ajudou a compreende-lo melhor.
    Obrigado Luciano P.

  • islander

    Graças a Deus esse estudo me ajudo muito!Obrigado.

  • Arly Teodoro

    Estava sentindo de Deus o chamado para um jejun e pesquisando achei este inspirado texto. Muito bom que Eeus continue lhe usando em suas mãos.
    Shalom!!

  • ELISANGELA NUNES

    Achei esse estudo mto edificante. tirou muitas duvidas da minha cabeca. graca e paz a todos parabens pelo trabalho abencoado q puplicaram

  • http://WWW.levandoapalavradedeus.com.br levando a palavra

    Conteúdo importantíssimo a respeito do jejum.
    Recomendo a leitura
    Joao

  • Arcângela Lima

    Senhor, obrigada por este Seu servo, pastor Luciano Subirá. Somos pastores aqui em RIBAMAR-MA e o admiramos muito. Que o Senhor continue lhe capacitando para q continue abençoando vidas através de seus estudos e suas obras. Grande abraço. Fique na Paz!

  • Maria Nayara

    Gostei muito do estudo, trouxe esclarecimento e luz ao meu entendimento. Deus o abençoe mais e mais.

  • Claudia Fernandes

    Gostei muito desse estudo so fortaleceu minha fé faço muito o jejum fe 21 dias ja alcancei muitas bênção e a conversão do meu marido foi uma delas por isso sempre faço oro peço direção de Deus e consagro o que Deus ponhe no meu coração e assim tenho feito, um dos jejum que ja fiz foi consagrei 3 dias da semana 7 semana que dao 21 dias nestes dias,comia verduras e frutas tirava tudo que e manjar pra mim e foi tremendo, verdadeiramente casca de demônio só sai com jejum e oração e não importa o que dizem o que conta e a fé e orar o propósito que fez com Deus para que não seja sacrifício de tolo.obrigada pastor foi muito bom esse estudo que Jesus continue usando e abencoando em nome de Jesus….

  • Junior Pedroza

    Em meio há tantos comentários abençoados, não sei o que Dizer. Luciano, o Senhor lhe confiou esse ministério que tem ajudado pessoas, que tem mudado gerações e que tem gerado vidas. Deus abençoe você, e que a cada manhã, o Senhor possa renovar o amor inquestionável pela obra. Grande abraço.

  • Ivan

    Ótimo estudo,que o Senhor continue te abençoando, Deus seja Louvado.

  • Anderson Alves

    Gostei.
    Deus nos desperte a cada dia.

  • Patricia Jovanovich

    Muito clara a explicação, me ajudou muito!

  • Thaís

    Texto muito esclarecedor!Obrigada Pastor, que Deus o continue usando grandemente!

  • Eduardo Nunes Santos

    Muito obrigado pelo belo esclarecimento , pois tem me ajudado bastante , agradeço a Deus e ao senhor pastor por essas palavras chegarem ate mim. Que Deus o abençoe Amem .

  • caroline

    gostaria de receber uma orientação sobre o jejum de crianças
    é correto a família jejuar se não é o desejo da criança?
    qual o tempo estimado de jejum para cada faixa etária?
    o jejum é um sacrifício pessoal ou tem que se envolver a todos da família?

    desde já agradeço caroline

  • Marcia Paschoal

    Obrigada, eu precisava aprender sobre o jejum. Muito esclarecedor e profundo. Quando eu for a Curitiba, gostaria de ir a sua igreja e conhecer o senhor e sua família. Obrigada

  • Victor

    Glória a Deus por esse ministério de ensino!

  • http://www.orvalho.com/ Allan Ylkc Dias Bena

    Boa tarde Pastor, Congrego em uma igreja onde praticamos a Visão Celular, em um dia na Celular onde eu participo veio uma duvida sobre o Jejum, me responda, o Jejum pode ser feito se abstendo de Celular, Televisão, Sexo etc. Seu texto e perfeito e muito esclarecedor, que Deus lhe abençoe.

  • Sabrina

    Graça e Paz, Pr. Luciano! Agradeço a Deus por tê-lo inspirado a escrever sobre um tema tão urgente nos dias da igreja de hoje… Tenho ouvido tantas informações divergentes, inclusive de pastores, acerca do jejum, sobre como jejuar… nada melhor do que a palavra do Senhor, pura e clara, para trazer entendimento sobre esta disciplina espiritual que edifica a nossa fé à medida que mortifica a nossa carne. Que o Senhor continue te usando poderosamente para trazer a verdade do evangelho puro, genuíno e simples, em Cristo Jesus.

  • Lúcia

    A Paz e a Graça de Jesus Cristo estejam com todos vocês.
    Quero agradecer pela aula sobre o jejum, sempre busquei orientação sobre o assunto mas o que recebia não era satisfatório e pouco convincente.
    Deus abençoe sempre toda essa equipe do pr. Luciano Subirá.

    Deixo este versículo
    Is 11:2 Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.
    Amém.

  • FRANCISCA REIS

    Obrigada!!
    Foi muito esclarecedor pra mim, pois sou nova convertida e tinha muitas duvidas sobre o jejum e foi muito importante.
    Obrigada! Deus abençoe grandemente!!

  • Jéssica

    Muito bem explicado. Ajudou muito a mim e ao grupo jovem da minha igreja. Muito obrigada.
    Deus abençoe.

  • Igor Augusto

    Que Deus lhe abençoe. Veja que maravilha é falarmos da palavra de Deus. Passaram alguns anos e fui tocado profundamente como se essa mensagem fosse feita hoje. Sinto em meu coração a necessidade de jejuar para voltar aos caminhos do Senhor. Que Deus lhe permita muitos anos de intimidade com bíblia e que todos os envolvidos nessa mensagem sejam recompensados pelo amor de Cristo com muito mais de Deus e sua sabedoria. Paz do Senhor Jesus!

  • http://orvalho.com Érica

    Muito bom esse foi o melhor que já li entendendo o sentido verdadeiro do jejum Deus o abençoe

  • luciane

    Parabéns. Muito esclarecedor. Um texto escrito a tanto tempo mas que ainda é atual, assim como a palavra de Deus. Ao lê-lo me senti motivada a jejuar mais vezes em pequeno tempo e não fazê-lo por grandes tempos para assim não quebrar meu voto ao Senhor. Bendito seja Deus sobre a sua vida e a sua família!

  • DIOGO

    Muito Obrigado Ao Pr Luciano Subirá por essa explicação. Pois tirou todas as minhas duvidas quanto ao jejum!

  • Fabrizia Barreto B V

    Benção de Deus! A operação do dom ministerial de mestre na vida do pastor Luciano é divina e nos ajuda muito espiritualmente.

  • luciana

    Quero agradecer ao Pr Luciano por esse estudo , pois estava precisando aprender mais sobre o assunto que hoje em dia esta escasso nas igrejas , que jesus abençoe

  • Geraldo Gilton de So

    Graças AO DEUS VIVO,NOSSO JESUS,ainda existe homem que DEUS usa.Porque existe,homens de DEUS,e homens que DEUS usa,receba Em Nome Dele,deixe DEUS te usar,para SUA GLÓRIA,Em Nome Do Pai,Do Filho E Do Espirito Santo,Amém.Que DEUS Em Cristo Jesus,abençoe o pr.,sua esposa e seus filhos.hoje,amanhã e sempre,Amém,esses são mimhas orações.

  • http://Orvalho.com Guinho Luciano

    Obrigado, agora compreendo melhor o jejum. Não que eu tenha feito muitos, mas acho que agorta vou passar a faze-lo pois compreendo melhor a sua importância.

  • Dianna

    Pastor Luciano, muito obrigada por compartilhar este estudo. Me ajudou em pontos importantes e me ensinou coisas que eu nem imaginava sobre o jejum. Seus ensinamentos têm sido benção na minha vida, principalmente porque são respaldados pela sua própria vida. Que Deus lhe abençoe ainda mais a cada dia.

  • Alex precinotti

    Muito bom, bem esclarecedor !!!

  • saulo

    graça e paz pastor, tbm tenho visto seus videos e estudos, tem me ajudado muito a entender um pouco mais a palavra santa do Senhor, que DEUS com sua misericordia continue abençoando o ministério que o Senhor te confiou.

  • Celma

    Pr. Luciano gostei muito da sua explicação, estou em jejum e pude perceber que estou fazendo da forma correta.

  • Alcides

    Pr. Luciano Subirá, estou mui grato por este estudo me iluminou, terei minhas duvidas.
    Muitissimo obrigado por compartilhar tao grade conhecimento…

  • Alexia de Carvalho

    Já ouvi dizer que jejum também pode ser feito em relação a abstinência de internet , televisao , diversao e ate mesmo de falar . Isto tb é considerado jejum que agrada a Deus ?

  • http://email rosane amandula

    Gostei muito e vou repassar

  • carlos eduardo lazar

    gostei muito dessa materia e aprendi muito, nos só aprendemos algo quando sentimos aquilo que estamos buscando,e lendo que o escritor quer realmente nos transmitir,muito interessante esse estudo valeu….

  • dani freitas

    obrigado meu irmão esse estudo e muito bom gostei.. pois ainda tinha algumas duvidas acerca desse assunto..Deus te abençoe

  • DAYANE S. ARREBOLA

    Que texto abençoado sobre o jejum! Me fez ter uma melhor percepção sobre a prática de jejuar, entendendo biblicamente o significado e o que podemos alcançar através do jejum. Uma benção de estudo! Deus lhe abençoe Pr. Luciano Subirá.

  • Socorro Martins

    Maravilhoso esse estudo. Rendo graças ao Senhor nosso Deus pela vida do Pr. Luciano subirá. Tenho crescido em conhecimento através de seus ensinos. Oro para que Deus continue lhe usando na edificação do seu povo. De grandiosas revelações tenho desfrutado, através de sua vida. Deus o abençoe !!!!

  • Nathiely

    Pastor, como o Senhor usou sua vida para falar comigo por meio deste artigo. Deus te abençoe!

  • Gerci

    Realmente o jejum nos faz mais sensível ao Espírito Santo!
    Toda vez que jejuo, sinto maior desejo pelas coisas do céu e sinto “as coisas” da terra tão supérfluas…

  • Léia Ceccon

    Fiquei muito feliz em encontrar as informações que estava procurando sobre jejuar. Que Deus abençoe imensamente, pois falar e aprender sobre Deus é viver na Fé.Deus esteja presente sempre em sua vida Pastor.

  • luiz

    muito esclarecedor, gostei tirou me muitas duvidas que Senhor te Abençoe e te guarde.

  • Pedra maria Foganhol

    Uma benção esse estudo sobre o jejum. Já assisti muitas pregações sua s no youtube.Muio bom, para o nosso aprendizado! Deus o abençoe ainda mais.

  • Jeferson Chagas

    Louvo a Deus por estudo esclarecedor como este sobre o jejum. Falou muito ao meu coração. Que possa continuar abençoando vossa vida, e que outros tantos estudos possam ser públicas. A paz do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

  • Marcos

    Parabéns pelo oportuno Estudo.Continue com essa graça que o Senhor,com certeza,por meio do Espírito Santo,irá abençoar muitas vidas através do esclarecimento. Deus seja louvado!

  • http://www.noestilodoreino.com Camila

    Que bênção! Com certeza voltarei aqui para testemunhar o que a prática do jejum fez na minha vida!!!

  • Francisco eduardo So

    O estudo em tese foi de grande proveito, como obreiro do Senhor, tenho que está bem informado sobre os assuntos que nos aproxima de Jesus.

  • Regina Hild Andouni

    Muito bom esse direcionamento, ensino sobre o Jejum, e coerente com as escrituras, eu particularmente consegui tirar todas minhas dúvidas que ainda tinha, que o SENHOR em nome do SENHOR JESUS lhe abençoe cada vez mais e mais… Paz do Senhor.

  • Patricia

    Obrigado meu querido irmão em Cristo, essas palavras me ajudaram muito, tenho 18 anos na igreja, e ainda ninguém tinha me explicado tão bem a questão desse assunto, tenho sentido esse desejo e por muitas vezes não entendia muito bem e não conseguia por me dizerem que pra ser recebido tinha que ser absoluto e muitas vezes tinha dificuladade. Louvo a Deus por sua vida!

  • AUGUSTO GARCIA

    benção pura profeta DEUS TE ABENÇOE obrigado por compartilhar suas experiências conosco. glória a DEUS PELA SUA VIDA E DA SUA FAMILIA.

  • Charles Renan

    Deus te abençoe por partilhar os seu conhecimento conosco!

  • Dhemes Eleonora Souza

    Que exposição quanto ao “Jejum”. Ensino de muita aprendizagem e edificação para nós. Excelente!

  • Ana Paola

    Estudo maravilhoso, me esclareceu muito.
    Glória a Deus!!! Que nosso Pai Celestial continue a capacitar e abençoar o Pastor Luciano para dar continuidade nessa fonte abençoada de estudo.🙏

  • Aline Souzza’

    Tive ensinamentos para Jejuar, sim! Lendo o seu estudo sobre o Jejum, me esclareceu coisas perdidas nas memórias espirituais, que hoje estavam distantes por não estar em comunhão com Cristo! Fiz recentemente alguns jejuns em prol de motivos totalmente instintos. Senti um desejo muito grande de fazer por dias vinham pensamento sobre o jejum, tanto que decidi dobrar os joelhos e conversar com o Pai, pedindo a Ele que me instruísse pois já não sabia mais como fazer “aquilo” (jejum). E acredito ter feito maneira correta após ser direcionada por Deus…vejo que Ele me instruiu, pois estava distante de experiencias espirituais. Hoje lendo seu post, percebi que Deus, mesmo estando triste comigo por N motivos, me ajudou e me mostrou por onde eu deveria ir! Enfim, que Deus, nosso Pai continue te dando discernimento para continuar a falar sobre de assuntos relacionados a Ele. Um Grande Abraço!

  • Marlene Manuel

    Muito bom! Glória a Deus pela sua vida pastor Luciano. É um texto muito bom e me ajudou a perceber algumas coisas. Obrigada

  • Davi Godoy

    Muito bom, gostei bastante da explicação ! Uma dúvida, jejum de meio período é valido ? por exemplo, ficar alguns dias sem qualquer alimento depois do almoço, e me alimentar só na manhã do dia seguinte ? Que Deus os abençoe sempre e em todos os seus caminhos.

  • Douglas Moreira

    Ótimo! Nunca ninguém havia me explicado detalhadamente, ao ponto de me convencer o porque jejuar.
    Ja que achava errado fazer algo, só pq outros tambem fazem; mas sem eu msm ter o entendimento verdadeiro do pq faço.
    Obrigado por todo tempo e esforço de pesquisa da palavra para essa explicaçao.
    Deus abençoe sua vida.

  • Edmilson Areiad

    muito bom gloria Deus estudo maravilhoso