Estudos Bíblicos

O Batismo nas Águas – por Luciano Subirá

16/02/2010
85 Comentários



 

O que é o batismo nas águas? Por que o fazemos? Como deve ser ministrado, quando e para quem? Quero ensinar um pouco acerca desta prática cristã…

É UMA ORDENANÇA DE JESUS

O batismo é uma ordenança clara de Jesus para todo aquele que n’Ele crê:

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28.19)

SELO DA FÉ

O batismo deve ser visto como um selo da justiça que vem pela fé, e evidentemente deve seguir a fé, como determinam as palavras finais de Jesus que se encontram registradas no evangelho de Marcos:

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado” (Mc 16.15,16).

Esta é a razão porque não batizamos e nem tampouco validamos o batismo de crianças; é necessário crer primeiro e então se batizar. Obedecemos o princípio bíblico de consagrar os filhos ao Senhor, mas só os batizamos depois que puderem crer e professar sua fé.

É A CIRCUNCISÃO DO CORAÇÃO

No Velho Testamento, os judeus tinham como selo de sua fé a circuncisão; no Novo Testamento a circuncisão foi suprimida, sendo vista simbolicamente no batismo:

“Nele também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo; tendo sido sepultados juntamente com ele no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos” (Colossenses 2.11,12)

Hoje, esta circuncisão acontece no coração (Rm 2.28,29), e Paulo a relaciona com o batismo.

O BATISMO NÃO SALVA, MAS ACOMPANHA A SALVAÇÃO

O batismo não salva ninguém. Jesus disse que quem crer (e for batizado por crer) será salvo e quem não crer será condenado; note que ele não disse “quem não for batizado será condenado”, mas sim “quem não crer”.

O batismo segue a fé que nos leva à salvação, mas ele em si não é um meio de salvação. Que o diga aquele ladrão que foi crucificado com Cristo e a quem Jesus disse que estaria com ele ainda aquele dia no paraíso (Lc 23.39 a 43); ele somente creu e nem pôde ser batizado, mas não deixou de ser salvo por isto. O batismo, portanto, não salva, mas nem por isso deixa de ser importante e necessário; aquele ladrão não tinha condições de passar pelo batismo, mas alguém que crê deve obedecer à ordenança de Cristo e ser batizado, caso contrário estará em deliberada desobediência a Deus, o que poderá impedir-lhe de entrar para a vida eterna.

Podemos dizer que o batismo é parte do processo de salvação, mas não que ele em si salve; o apóstolo Pedro escreveu o seguinte acerca do batismo:

“não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio de Jesus Cristo” (1 Pe 3.21).

É UMA IDENTIFICAÇÃO COM CRISTO

O batismo tem um significado; além de ser um testemunho público da nossa fé em Jesus, ele fala algo. Na verdade é o meio através do qual externamos que tipo de fé temos depositado em Jesus Cristo.

Quando falamos sobre a fé em Jesus, não nos referimos a crer que Ele EXISTE; é mais do que isto! A maioria das pessoas crêem que Jesus existe mas não entendem o que Ele FEZ. São duas coisas completamente diferentes; o que nos salva da perdição eterna e da condenação dos pecados é a obra de Cristo na cruz em nosso lugar. Ao morrer na cruz, o Senhor Jesus não morreu porque mereceu morrer; pelo contrário, como justo e inocente, Ele nos substituiu, sofrendo o que nós deveríamos sofrer a fim de que recebêssemos a salvação de Deus.

Há dois elementos básicos na fé que nos salva: identificação e apropriação. É importante entender cada um deles dentro do simbolismo do batismo.

Identificação é o aspecto da fé que nos faz ver que Jesus assumiu a nossa posição de pecado, para que assumíssemos a posição de justiça d’Ele (2 Co 5.21). A Bíblia declara o seguinte: “Porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus” (Cl 3.3). Quando Deus nos olha, ou Ele nos vê sozinhos em nossos pecados, ou nos vê através de Jesus Cristo, que já pagou por eles.

A fé nos coloca com Jesus na cruz, crucificados com Ele; nos coloca no túmulo, sepultados com Ele; nos coloca ainda nos céus, à direita de Deus, ressuscitados com Cristo! É quando nos vemos n’Ele, entendendo o sacrifício vicário do Filho de Deus, que passamos a ter direito ao que Cristo fez; esta é a hora do segundo passo: apropriação.

Apropriação é o aspecto da fé que torna meu aquilo que já vi realizado em Jesus. É quando entendemos que não somos salvos pelas obras, mas sim pela graça, mediante a fé e nos apropriamos disto. Paulo escreveu a Timóteo e lhe disse: “toma posse da vida eterna” (1 Tm 6.12).

O batismo, é o nosso testemunho da identificação com Cristo; ele revela não apenas que eu tenho fé, mas que tipo de fé eu tenho. Veja o que as Escrituras dizem:

“Ou, porventura, ignorais que todos os que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos para a glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida” (Romanos 6.3,4).

Quando imergimos alguém na água, estamos simbolicamente declarando que esta pessoa foi sepultada com Jesus, e ao levantarmos esta pessoa das águas, estamos reconhecendo que ela já ressuscitou com Cristo para viver uma nova vida. Portanto, o batismo é onde reconhecemos que tipo de fé temos; uma fé que se identifica com Cristo e sua obra realizada na cruz.

QUEM PODE SE BATIZAR?

Para quem é o batismo? A explicação anterior responde esta indagação: para todo aquele que se identifica pela fé com o sacrifício de Cristo na cruz. Depois de ter reconhecido por fé a obra de Cristo, quando a pessoa passa a estar apta para o batismo? Quanto tempo ela tem que ter de vida cristã para poder se batizar?

A Bíblia responde com clareza estas questões. Em Atos 8.30 a 39, lemos acerca do primeiro batismo cristão apresentado em maiores detalhes na Bíblia. Neste texto, temos um modelo para a forma de batismo, e ali vemos que já na evangelização o batismo era ensinado aos novos convertidos, o que nos faz saber que ninguém deve demorar para se batizar após ter feito sua decisão de servir a Jesus.

Além disso, vemos também qual é o critério para que alguém se batize; quando o etíope pergunta: “Eis aqui água, que impede que eu seja batizado?” a resposta de Felipe vem trazendo luz sobre o requisito básico para o batismo: “É lícito, se crês de todo coração” (At 8.36,37).

Quando a pessoa foi esclarecida sobre a obra (e não só a pessoa) redentora de Jesus Cristo, e crê de todo o coração (sem dúvida acerca disto), ela está pronta para ser batizada.

QUANDO SE BATIZA O NOVO CONVERTIDO?

Não há data estabelecida, somente os critérios que o recém convertido deve apresentar. No caso de Filipe e o etíope, foi bem rápido!

COMO SE BATIZA?

A palavra “baptismos” no grego significa: “imergir; mergulhar; colocar para dentro de”. No curso da história, por várias razões, apareceram outras formas de batismo, como aspersão e ablução (banho); entretanto, como o batismo é uma identificação com Cristo em sua morte e ressurreição, e é exatamente isto que a imersão significa, não praticamos outras formas de batismo.

Quando Felipe batizou o etíope, eles pararam em um lugar onde havia água. A Bíblia diz que ambos entraram na água (At 8.38,39). Certamente aquele eunuco viajava abastecido com água potável; se fosse o caso de praticarem a aspersão havia água suficiente naquela carruagem para isto, mas batizar é imergir! Não foi à toa que João Batista se utilizou do rio Jordão para batizar. Depois, mudou o local de batismo para Enom, perto de Salim, e razão para isto é descrita pelo apóstolo João em seu evangelho: “porque havia ali muitas águas” (Jo 3.23).

Não há lugar específico para o batismo. Em nosso templo temos um batistério, mas também batizamos em rios, piscinas, e onde houver água suficiente para a imersão…

Além da água, é necessário alguém que ministre o batismo ao novo-convertido, uma vez que não existe auto-batismo na Bíblia. E quem pode batizar? Quem tem autoridade para isto? Só o pastor? Não! A ordenança de Jesus é clara: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo”(Mt 28.19).

Jesus mandou fazer discípulos e depois batizá-los. A ordem já subentende que quem faz o discípulo tem autoridade para batizá-lo. Felipe era apenas um diácono, fazendo o trabalho de evangelista; não era o pastor de igreja nenhuma, e batizou!

Paulo disse aos coríntios que não havia batizado quase ninguém entre eles; entendemos que mesmo se tratando de seus filhos na fé, ele provavelmente tenha passado esta tarefa a outros cooperadores, que não eram pastores.

Em nossa igreja, os pastores conduzem o batismo por uma questão de ordem, mas não porque só pastores possam batizar. Assim como os pastores pregam e isto não quer dizer que só eles possam pregar, assim também é com o batismo. Num batismo eles podem chamar o líder de célula ou o discipulador da pessoa para batizar o novo convertido.

Para muitas igrejas, as palavras de Mateus 28.19 (“em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo”) são a fórmula a ser seguida no batismo. Vemos nisto um princípio espiritual, mostrando a Trindade envolvida no batismo, mas a forma como os apóstolos obedeceram esta ordem nos dá a entender que eles não viram nas palavras de Jesus uma fórmula a ser repetida. Por quatro vezes, vemos referências claras ao nome usado no batismo cristão nas páginas de Atos dos Apóstolos:

“Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para a remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”. (Atos 2.38)

“Porquanto não havia ainda descido sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em nome do Senhor Jesus”. (Atos 8.16)

“E ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Então lhe pediram que permanecesse com eles alguns dias”. (Atos 10.38)

“Eles, tendo ouvindo isto, foram batizados em o nome do Senhor Jesus”. (Atos 19.5)

Quando Jesus citou o Pai, Filho, e Espírito Santo no batismo, o fez dizendo que em nome deles se deveria praticar o batismo, e não repetindo sua frase. “Pai” não é nome, é um título que indica uma posição; “Filho” também não é nome, é um título que indica uma posição. Qual é o nome a qual Jesus estava se referindo e que representa a Trindade na terra? É o Seu próprio nome!

Alguns alegam que batizar só em nome de Jesus é negar a Trindade, mas para os apóstolos era sinônimo de obediência à comissão de Cristo. Veja bem, quando expulsamos demônios, fazemos isto em nome de Jesus (Mc 16.17), mas não quer dizer que o Pai e o Espírito Santo tenham ficado de fora, pois Jesus disse que expulsava demônios pelo dedo de Deus (Lc 11.20) e também pelo Espírito Santo (Mt.12.28).

Quando uma pessoa é salva, é salva pelo nome de Jesus (At 4.12), mas não quer dizer que o Pai e o Espírito Santo não estejam envolvidos nisto. Da mesma forma, quando impomos as mãos nos enfermos (Mc 16.18), fazemos isto em nome de Jesus. Quando oramos, fazemos isto em nome de Jesus (Jo 16.23,24).

O NOME DE JESUS representa a trindade na terra; por trás dele estão o Pai, Filho e Espírito Santo. Quando batizamos “em nome de Jesus”, estamos batizando no nome que representa a Trindade.

Por causa da triunidade de Deus (um só Deus em três pessoas), sub-entende-se uma “implicitude” da Trindade no nome de Jesus. Daí, a ser “unicista” (Deus em uma só pessoa) há muita diferença!

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Autor: Luciano P. Subirá. É o responsável pelo Orvalho.Com – um ministério de ensino bíblico ao Corpo de Cristo. Também é pastor da Comunidade Alcance em Curitiba/PR. Casado com Kelly, é pai de dois filhos: Israel e Lissa.

  • Guttembergue

    Obrigado por mais uma vez no esclarecer à luz da Bíblia um princípio muito importante no Reino de Deus. Que o Senhor continue dando luz a esse ministério cujo Pr. Luciano está a frente e a todos os seus liderados.

  • pedro sergio

    Ótimo. Claro, objetivo e bíblico.
    Pr. Pedro Sérgio – Min. Palavra Profética
    (Rio de Janeiro)
    Shalom Adonai
    Que Deus continue te usando poderosamente.

  • Pr Roque Vieira

    Gloria a Deus pastor, fico feliz em poder
    ver este estudo , que esclarecera muitas pessõas, que o senhor continue a te usar poderosamente , abraços , Ministerio Templo da igreja de Deus , Neves Paulista S.P

  • andre luis de jesus

    Obrigado Deus pelo esse Ministério que é uma bênção para vida (nossas vidas).

    QUE DEUS LHE ABENÇÕE RICA E ABUNDATEMENTE

  • Airon

    Otimo muito obrigado ….gloria a deus …. gostei principalmente da ref. biblicas
    fik na paz

  • Muito bom esse estudo!!!!
    Foi Excelente para o meu crescimento espiritual!!!!
    E além disso também o meu batismo seria na próxima semana!!!!!!
    Obrigadooo Senhor por tudo que tú tens feitoo na minha vida!!!!!

  • Washington Mano

    Pr. Muito bem explicado seu estudo, usando firmeza nas palavras e identificação bíblica.
    Que o Senhor Jesus continue te usando e abençoando seu MINISTÉRIO .

  • waldemir

    Muito bom

  • Ione Pivari

    Obrigada! Que JESUS possa lhe abençoar cada vez mais, tinha dúvidas se o Batismo seria apenas válido em rios, como se fazia antes. Pensava em ter diferença entre as águas correntes e águas paradas, como no caso de piscinas dentro da Igreja para a realização da cerimônia.

  • Jose Luís Sampaio

    Muito bom esse estudo. Bem edificante .

  • silvano pinheiro

    Excelente esse estudo sobre batismo, é notável o domínio de conhecimente,escrito com muita propriedade, muito edificante e esclarecedor.
    Que DEUS continui derramando de sua Graça e conhecimento sobre vossas vidas.

  • Pr Ronaldo

    Texto abençoado e esclarecedor amado que Deus o abençoe todos os dias sua caminhada Pr presidente Ronaldo de Carvalho comunidade evangélica Betel Barra do Piraí RJ

  • Uma benção essa palavra.

  • pra min

  • José Nilton Cabral

    muito produtivo essa palavra parabéns

  • Andrei Vilela..

    Estudo claro e objetivo!!! Deus venha te usar a cada dia mais nesse dom de mestre no qual ensina a nos ensinar !!!

  • Stancley Carlos

    Estudo Simples e esclarecedor, o Batismo é um marco importante em nossa caminhada enquanto aguardamos a volta do Mestre.

  • jucicleide

    Agradeço muito pelos esclarecimentos.Sou evangelica praticamente desde que nasce,mas, só agora vou poder batizar,pois me juntei com uma pessoa quando eu era ainda muito nova e só agora nos casamos após quase 14 anos juntos. Serei batizada na proxima segunda 21/04 e sera na psina eu estava preoculpada pois achava que só poderia acontecer no rio de água corrente.

  • Edson da silva Pena

    Muito bom.

  • Alessandra Carpes

    Ótimo estudo!
    Palavra esclarecedora e reveladora quanto a identificação e apropriação do ato do batismo.
    Que Deus continue o abençoando… Alessandra Carpes da Comunidade Vida Plena-São José dos Pinhais

  • Claudia Ap L Dias

    Muito bom, essa aula sobre o batismo por imersaõ nas aguas, para mim foi bem esclarecedor.Deus abençõe e ilumine a cada dia mais, para poder sempre ter palavras esclarecedoras para nos ajudarmos a sermos melhor!!!!
    E se Deus permitir em breve estarei batizada em nome do Pai ,do filho e do Espirito Santo amém…è o meu maior desejo dar esse passo para me ajudar na minha salvçao..

  • EV.WANDERLEY PEREIRA

    estudo muito bom e de fácil entendimento, que Deus continue de iluminando para abençoar vidas

  • 5-7-14 muito bom! bem claro e bem objetivo, nao da para ter nenhuma duvida;Deus abencoe cada vez mais seu ministerio pastor, um abraco paz,assembleia de jesus cristo ministerio Alfa jales s.p

  • Eliane Carreiro

    Um estudo muito bom. Usarei para ajudar o meu esposo. Que Deus continue abençoando este ministério.

  • maurilio s oliveira

    muito edificante parabens por deixar o sr jesus te usar

  • Iraní

    Deus o ilumine a cada dia mais

  • Shalom!muito bom o estudo bíblico,sobre o batismo.
    Parabéns amado!!!
    Bem,objetivo!!!

  • Alexandre

    Fui batizado, é maravilhoso.

  • Pr. Roberto Pereira

    Glória a Deus pelas palavras sobre o batismo nas águas. Também creio desta forma. Deus continue te abençoando e abrindo as portas da Palavra sobre sua vida e ministério.

  • CLECIO qUADRO

    Muito Obrigado pelo estudo, Estou realizando o primeiro batismo em nossa igreja e vai ajudar muito para explicar para os irmãos sobre o verdadeiro do batismo nas águas.
    Que Deus abençoe sua vida mais e mais!!!

  • Geisa Aline Amado

    Texto muito bom.Fazia pesquisa sobre o tema para trabalhar com criança/adolecente e foi maravilhoso, uma linguagem simples e bem explicado. Obrigada, Deus te abençoe!
    IBA – São Luis MA

  • Gostei muito desse estudo, ele é bem claro e objetivo.não tem o que questionar. Deus continue lhe abençoando.

  • alvaro

    Muito bom.

  • alvaro

    Legal

  • Luiz

    graças a Deus

  • Marienne Teles

    Muito proveitoso.

  • Lissandro Alves

    muito bom este estudo parabens a esse ministério, que auxilia a outros ministérios a luz da biblia. que o Sr. Deus continue abrindo as suas mentes e multiplicando a sabedoria e entendimento.

  • Excelente ensino Pr. Luciano. Muito esclarecedor e incentivador para os novos convertidos, além de confirmar a forma correta de se arrepender da vida passada e receber o batismo. Ainda tinha dúvidas em meu coração, mesmo já tendo sido esclarecido sobre o batismo da mesma forma ensinada acima, pelo meu discipulador Patterson e Pr. Deigma aqui na Alcance Goiânia. Mas estou certo de que preciso me arrepender e receber o batismo, consciente e certo de que Jesus é o Senhor e Salvador da minha vida!

    Abraço.

    Flaubert
    Alcance GO

  • Francis

    Só Jesus salva!

  • maria klesia bernard

    12 de novembro 2014
    maravilhoso gostei muito estou encontrando o que preciso que nome do SENHOR para sempre
    seja glorificado

  • denis vieira

    é bom ter a fé formalizada com o batismo em cristo!

  • Gabrielle

    Muito bom!
    Estou usando com o pessoal da célula que vai se batizar!
    Mto esclarecedor!
    Bênção!

  • ANDERSON SOUSA CLARO

    muito proveitoso esse estudo!gostei muito do metodo do pr. Luciano. parabens. fará parte do meu primeiro estudo.

  • Me batizo amanhã ,na primeira igreja batista no guará,distrito federal.graças a Deus. eu creio que Jesus é meu único e suficiente salvador,ele me tirou da escuridão e me trouxe para sua maravilhosa luz.Amém

  • Obg Aprendi mais sobre batismo Vcs são uma bênção q deus ilumini vcs eu mim batizei hoje e tou alegre sentido aprecência do senhor Jesus amém

  • Quezia

    Que bênção este estudo. Que Deus continue te usando e te abençoe muito! A paz do Senhor!

  • MISSIONÁRIA–REJANE

    MUITO AGRADECIDA PELOS ESCLARECIMENTOS, QUANTO AO BATÍSMO! TEMOS NO MINISTÉRIO UMA JOVENZINHA DE 9 ANOS, ELA MANIFESTOU DESEJO DE SER BATIZADA! JESUS JÁ OPEROU O MILAGRE DA CURA DE UM CANCER NA BOCA, O QUAL ELA TESTEMUNHA COM GRANDE ORGULHO! É UMA SERVINHA FIEL E LOUVA COM UNÇÃO! SOU GRATA PELA PUBLICAÇÃO POIS ENTENDÍ QUE TODO AQUELE QUE TIVER CERTEZA DA SUA FÉ E DEPOSITA-A TODA EM JESUS, ESTE ESTARÁ APTO AU BATÍSMO!!QUE JESUS CONTINUE CAPACITANDO-O PARA TODA BOA OBRA! FIQUE NA GRAÇA E BENÇÃO DE NOSSO SALVADOR–JESUS CRISTO!!GRAÇA E PAZ!

  • GISELE

    ADOREI O ESTUDO

  • Egenival A. Cruz

    Excelente, maravilhoso!!!

  • Egenival A. Cruz

    Excelente estudo, maravilhoso!!!

  • Uma bencam este estudo tirei muitas duvidas que senhor jesus continuem lhe abencoando e familia

  • Maria Cecília

    Estudo bem esclarecedor, gostei muito! Obrigada.

  • ronaldo

    _ pastor esclarecimento muito edificante p/ povo de deus ; que tem sede da palavra.

  • deusemim duranes

    muito bom o estudo sobre batismo

  • alexsandergomesramos

    È verdade entender a natureza de Deus como pai, filho ,espirito santo não é facil, mas qualquer coisa fora disso não é biblico, e o batismo nas águas para arrependimento é em nome de Jesus e tambem está escrito em nome do pai do filho e do espirito santo,por isso só lendo a bibliacom atenção para ser mais facil de entender. crê no senhor jesus seja batizado e prege o evangelho Apaz do senhor a todos alex teologia assemblei de Deus e uninter

  • Jonas

    Esse estudo é uma benção!!! Nos esclarecendo em maneira excepcional!!!

  • paulo simango

    o estudo e muito bom, claro e simplificado. ensinem as igrejas para deixarem de dificultar a vida do crente no concernente ao batismo.

  • ANTONIO POLICARPO

    GOSTEI DESTE ESTUDO SOBRE O BATISMO.

  • PR. junior. marinho

    Muito edificante.

  • Rosario Guedes

    Deus seja louvado pela vossa vida, que tem transformado outras vidas.

  • Johnny

    Estudo ótimo, muito obrigado Pastor Luciano Subirá, que Deus te abençoe cada vez mais

  • Elias

    Munto bom

  • josenetopastor

    gostei muito parabens Que Deus continui usando o irmâo

  • Jorge quintanilha

    Nada a acrescentar. excelente maravilhoso o estudo.

  • Muito exclarecedor obrigada

  • Ernesto Tani

    Selei a minha aceitação ao Senhor Jesus. me batizando nas águas no último domingo dia 12. A velha criatura morreu. Glória a Deus.

  • Dc.José Wilson

    Muito bom

  • Sonia

    Muito bom! Sei que seu objetivo não deve ser receber elogios, mas não pude deixar de comentar. Excelente, visão clara e enxuta do que a Bíblia diz. Simples assim. Perfeito. Parabéns!

  • Pastr Elionaldo

    Sucesso querido Deus seja sempre,contigo.

  • Muito bom este estudo. Sou um grande admirador do pr Luciano Subirá,voce e uma bençao.
    Gostei muito da colocaçao na questao do batismo em nome de JESUS. Formidavel.Se puder me mande mais novidades.Eu tambem acho muito valido..

  • mateus lucio de figu

    muito bomm o estudo

  • diácono Elinaldo

    muito produtiva essa palavra, que Deus continue te abençoando.

  • miriam

    Parabens aprendi muito Deus abençõe

  • Joyce de Cristo

    Amém
    Muito bom. .
    Deus abençoe sua vida.

  • Gabriel Frederico

    Boa noite!
    . Irei me batizar neste domingo, e esse estudo foi de suma importância para um melhor esclarecimento quanto ao citado.

    Que Deus os abençoem!!

  • muito bom e deveria ser parte de ensino e preparação ao batismo nas águas. assim evitaríamos muitos problemas pós batismo.
    tenho lido alguns assuntos e tenho trazido para a EBDD. parabéns pelo legado deixado a você.

  • João Carlos Pereira

    Pastor agradeço a Deus por ti ou pelo senhor. Pois li aqui sobre o batismo, que bença de explicação. Oro por teu ministério por tua família e continue nos ensinando assim como creio ser o desejo de Cristo. Fique na Paz e Bença do todo poderoso Deus!

  • claudio ney s braga

    Muito bom esse estudo,Deus abençoi poderosamente …

  • Wilson Reis

    Muito bom este estudo.

  • Obrigado, pelo conteúdo tão esclarecedor acerca de um assunto tão relevante, e acima de tudo uma ordem do nosso Senhor Jesus.
    Abraço.

  • REGINA BERTI

    Agradeço por esse estudo de batismo, foi maravilhoso aprender mais e foi muito útil nas aulas que dou na Igreja que congrego. Deus abençoe grandemente!

  • emilly motta savio

    adorei a explicação

  • José

    ótimo ,obrigado..

  • Constru Fapem

    Pastor Luciano que Deus continue te dando sabedoria.
    Esse estudo sobre o batismo é uma benção, obrigado.

  • Bianca Justo

    bençao essa palavra