Estudos Bíblicos

O Cordão de Três Dobras – por Luciano Subirá

14/09/2010
52 Comentários
rope-heart



A Bíblia diz em Eclesiastes 4.9-12 que “melhor é serem dois do que um”, mas termina falando sobre o cordão de três dobras e revelando que é melhor serem três do que dois. Fica implícito que a conta de uma terceira dobra no cordão está mostrando que o “time” aumentou.

“Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade.” (Eclesiastes 4.12)

Salomão afirma que se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão. Isto mostra que um cordão dobrado oferece maior resistência. Porém, ao acrescentar-se uma terceira dobra, ele fica ainda mais resistente! Se há benefícios em ser dois, há muito mais em ser três!

Como já afirmamos, Salomão não fez esta afirmação direcionada exclusivamente ao casamento; ele fala de relacionamento de um modo geral. E, em qualquer relacionamento, a terceira dobra poderia ser mais uma pessoa. Porém, quando examinamos a revelação bíblica acerca do casamento, descobrimos que, no modelo divino, deve sempre haver a participação de uma terceira parte. E isto não fala da presença de algum filho e nem tampouco de um (abominável) triângulo amoroso! Fala da participação do Senhor no casamento.

A presença de Deus é a terceira dobra e deve ser cultivada na vida do casal. Adão e Eva não ficaram sozinhos no Éden, Deus estava diariamente com eles e, da mesma forma como idealizou com o primeiro casal, Ele quer participar do nosso casamento também!

Vemos esta questão do envolvimento de Deus na união matrimonial sob três diferentes perspectivas:

1. Deus como parte do compromisso do casal;

2. Deus como fonte de intervenção na vida do casal;

3. Deus como modelo e referência para o casal.

UMA DUPLA ALIANÇA

Como já afirmamos no primeiro capítulo, o casamento é uma aliança que os cônjuges firmam entre si e também com Deus. O Senhor, através do profeta Malaquias, referiu-se ao casamento como sendo uma aliança entre o homem e a sua mulher:

“Porque o Senhor foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança”. (Malaquias 2.14)

A esposa foi chamada por Deus como “a mulher da tua aliança”, o que deixa claro qual é o enfoque bíblico do casamento. Esta aliança matrimonial não é apenas uma aliança dos cônjuges entre si, mas do casal com Deus. O matrimônio, portanto, é uma dupla aliança. Malaquias diz que Deus se faz presente testemunhando a aliança do casal. O mesmo conceito também nos é apresentado no livro de Provérbios:

“Para te livrar da mulher adúltera, da estrangeira, que lisonjeia com palavras, a qual deixa o amigo da sua mocidade e se esquece da aliança do seu Deus”. (Provérbios 2.16,17)

Novamente as Escrituras condenam o abandono ao cônjuge, pois neste texto, assim como em Malaquias, a infidelidade é abordada. Nesta situação, é a mulher quem foi infiel ao amigo de sua mocidade e é chamada de alguém que se esqueceu da aliança do seu Deus. A palavra “aliança”, neste versículo de Provérbios, fala não apenas da aliança entre os cônjuges, mas da aliança deles com Deus. Fala da obediência que alguém deve prestar à Lei do Senhor e também se refere ao matrimônio como uma aliança da qual Deus quer participar.

No Antigo Testamento vemos Deus, por intermédio de Moisés, seu servo, entregando a Israel dez mandamentos que se destacavam de todos os demais. Eles foram chamados de “as palavras da aliança”:

“E, ali, esteve com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água; e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, as dez palavras”. (Êxodo 34.28)

Um destes mandamentos mostra que preservar o casamento não é apenas uma obrigação da aliança contraída entre os cônjuges; é parte da aliança firmada com o próprio Deus: “Não adulterarás” (Êx 20.14). As ordenanças do Senhor foram escritas (incluindo a ordem de não adulterar) e o livro onde foram registradas passou a ser chamado de “o livro da aliança”:

“Moisés escreveu todas as palavras do Senhor… E tomou o livro da aliança e o leu ao povo; e eles disseram: Tudo o que falou o Senhor faremos e obedeceremos. Então, tomou Moisés aquele sangue, e o aspergiu sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue da aliança que o Senhor fez convosco a respeito de todas estas palavras.” (Êxodo 24.4a,7,8)

Portanto, o casamento é uma dupla aliança; é uma aliança dos cônjuges entre si, mas também é uma aliança de ambos com Deus. Logo, o Senhor está presente na aliança, no compromisso do casamento. Esta é uma das formas em que Deus pode ser a terceira dobra no relacionamento conjugal.

EDIFICAR COM A BÊNÇÃO DE DEUS

Outra forma como Deus pode e quer participar no casamento é podendo intervir, agir em nossas vidas e relacionamento conjugal. Não temos a capacidade de fazer este relacionamento funcionar somente por nós mesmos; aliás, temos que admitir nossa dependência de Deus para tudo, pois o Senhor Jesus Cristo mesmo declarou: “sem mim nada podeis fazer” (Jo 15.5). A Palavra de Deus nos ensina que precisamos aprender a edificar com a bênção de Deus, e não apenas com nossa própria força e capacidade:

“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.” (Salmo 127.1)

“Edificar a casa” é uma linguagem bíblica para a construção do lar, não do prédio em que se mora. Provérbios 14.1 declara que “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba”. Isto não quer dizer que temos uma mulher “pedreira” e outra “demolidora”, pois o texto fala do ambiente do lar e não de um edifício físico.

Há ingredientes importantes para edificação da casa (Pv 24.3), mas o essencial é cultivar diária e permanentemente a presença de Deus.

PARECIDOS COM DEUS

Uma outra maneira como Deus se torna parte em nosso casamento é como modelo e referência para nossas vidas. O Senhor é o padrão no qual devemos nos espelhar!

“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados.” (Efésios 5.1)

O Novo Testamento revela com clareza que o plano divino para cada um de nós é conformar-mo-nos com a imagem do Senhor Jesus Cristo:

“Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Romanos 8.29)

As Escrituras declaram que fomos “predestinados” (destinados de ante-mão) para sermos conformes à imagem de Jesus! Cristo é nosso referencial de conduta; o apóstolo João declara que “aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou” (1 Jo 2.6). O apóstolo Pedro afirmou que devemos seguir os Seus passos, o que significa: caminhar como Ele caminhou (1 Pe 2.21). A transformação que experimentamos na vida cristã é progressiva (a Bíbia chama “de glória em glória) e tem endereço certo: tornar-nos semelhantes a Jesus (2 Co 3.18).

O Senhor Jesus atribuiu ao “coração duro” o grande motivo da falência do matrimônio (Mt 19.8). As promessas de Deus ao Seu povo no Antigo Testamento eram de um transplante de coração (Ez 36.26); o Senhor disse que trocaria o coração de pedra (duro, da natureza humana decaída) por um coração de carne (maleável, com a natureza divina). A nova natureza deve afetar nosso casamento. Se Deus passar a ser o modelo ao qual os cônjuges buscam se conformar, certamente se aproximarão um do outro e viverão muito melhor!

Pense em dois cônjuges cristãos manifestando as nove características do fruto do Espírito (Gl 5.22,23): “amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio”. Se manifestarmos a natureza de Deus, andaremos na plenitude do propósito divino para os relacionamentos.

Cresci ouvindo meu pai dizer (e aplicar em relação ao casamento) o seguinte: “Quando duas coisas se parecem com uma terceira, forçosamente serão iguais entre si”. Ele dizia que se o marido e a mulher vão se tornando parecidos com Deus, então eles ficam mais parecidos um com o outro. No ano de 1995, quando eu era ainda récem-casado, eu vi num curso do “Casados Para Sempre”, ministrado pelo Jessé e Sueli Oliveira (hoje presidentes nacionais do MMI – Marriage Ministries Internacional), uma ilustração interessante: um triângulo que tinha na ponta de cima palavra “Deus” e nas duas de baixo as palavras “marido” e “esposa”. Nesta ilustração eles nos mostraram que quanto mais o marido e a esposa subiam em direção a Deus, mais próximos ficavam um do outro. Nunca mais eu a Kelly esquecemos este exemplo.

Quero falar de apenas três (entre muitos) valores que encontramos na pessoa de Deus e que deveríamos reproduzir em nossas vidas. Certamente muitos casamentos podem ser salvos somente por praticar estes princípios: amar, ceder e perdoar.

Amar

Se Deus será parte de nosso casamento como modelo e referência, então temos que aprender a andar em amor, uma vez que as Escrituras nos revelam que Deus é amor (1 Jo 4.8). A revelação bíblica de que Deus é amor não foi dada apenas para que saibamos quem Deus é, mas para que nos tornemos imitadores d’Ele:

“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave.” (Efésios 5.1,2)

Há diferentes palavras usadas no original grego (língua em que foram escritos os manuscritos do Novo Testamento) para amor: “eros” (que retrata o amor de expressão física, sexual), “storge” (que fala de amor familiar), “fileo” (que aponta para o amor de irmão e/ou amigo), e “ágape” (que enfoca o amor sacrificial). Quando a Bíblia fala do amor de Deus, usa a palavra “ágape”; este é o amor que devemos manifestar! Ao escrever aos coríntios, o apóstolo Paulo ensina como é a expressão deste amor:

“O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” (1 Coríntios 13.4-7)

Se imitarmos a Deus e manifestarmos este tipo de amor, as coisas certamente serão bem diferentes em nosso matrimônio!

Ceder

A grande maioria das brigas e discussões gira em torno de quem está certo, de quem tem a razão. Muitas vezes, não vale à pena ter a razão; há momentos em que a melhor coisa é ceder, quer isto seja agradável, quer não! Observe o que Jesus Cristo nos ensinou a fazer:

“Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra; e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes.” (Mateus 5.39-41)

Se seguirmos a Deus, como nosso modelo e referencial, e aos seus princípios, o casamento tem tudo para funcionar. O matrimônio não é um desafio por causa da pessoa com quem convivemos, e sim porque este convívio suscita nossa carnalidade e egoísmo e mostra quem nós somos! A dificuldade não está no cônjuge e sim em nossa inaptidão em ceder. Se amadurecermos nesta área, nossa vida conjugal definitivamente colherá os frutos.

Perdoar

Se imitarmos nosso modelo e referencial, que é Deus, e perdoarmos como Ele perdoa – como um ato de misericórdia e não de merecimento, incondicional e sacrificialmente – levaremos nosso relacionamento a um profundo nível de cura, restauração e intervenção divina. A instrução bíblica é muito clara em relação a isto:

“Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.” (Efésios 4.32)

Concluindo, sem Deus (presente, intervindo e como nosso referencial) no casamento será impossível viver a plenitude do propósito divino para o matrimônio. Mesmo um casal que nunca se divorcie, viverá toda sua vida conjugal aquém do plano de Deus; por melhor que pareça sua relação matrimonial aos olhos humanos, ainda estará distante do que poderia e deveria viver.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Autor: Luciano P. Subirá. É o responsável pelo Orvalho.Com – um ministério de ensino bíblico ao Corpo de Cristo. Também é pastor da Comunidade Alcance em Curitiba/PR. Casado com Kelly, é pai de dois filhos: Israel e Lissa.

  • silvia

    Olá, sou do maranhao e tenho acompanhado muito suas mensagens estou passando por lutas financeira e no meu casamento me ajude em oração sei que DEUS tem o melhor pra mim. DEUS vos abençoe com toda sorte de bençao….

  • Eliete Lima Castro

    Fui mui abençoada com este estudo.
    Que Deus continue te abençoando.
    Eliete – Itupeva -SP

  • Elton Coelho

    Maravilhoso estudo, precisamos sempre de orientação, agradeço pelos seus estudos, tem me edificado muito.
    Jesus continue lhe dando as revelações do Trono.

  • WALLISON

    A PAZ DO SENHOR!
    MUITO ABENÇAODO ESTE ESTUDO
    FOI MUITO BOM PRA MIM REFLETIR E SEGUIR A PALAVRA.
    Q DES VENHAM ABENÇOAR E CAPACITAR CADA VEZ MAIS SUA VIDA E DA SUA FAMILIA.

  • almir

    Com esses estudos, o Espírito Santo de Deus abriu o meu entendimento a procurar ter uma vida santa diante de Sua Palavra. E faço com esses estudos cheguem a outras pessoas também pra terem uma vida realmente comprimetida com Deus. Que Deus continue te usando neste mundo tenebroso para fazer a diferença, e juntos vamos anunciar o evangelho. Que Deus te abençõe, meu irmão Luciano. Almir – El-Betel, Fortaleza/CE.

  • Luciane

    Sites como estes edificam nossa vida e nos fortalecem na Palavra de DEUS. O casamento é uma bênção e um desafio, principalmente quando um dos cônjuges está meio afastado dos caminhos do Senhor, mais motivos para crescermos em amor e nos alimentarmos mais da verdadeira fonte de um amor infalível: Jesus Cristo!
    Deus abençõe! Luciane.

  • rogerio

    Estudo muito importante para edificação dos casais… Esse exemplo do triângulo foi muito edificante. Que o Senhor continue sempre ministrando sobre sua vida, em nome de Jesus!

  • Carlos Nascimento

    Eu sou divorciado, e há pouco tempo entendi o quanto foi sofrido não estar em comunhão com Deus, a aliança não é somente com o conjuge, esse entendimento faz ficar claro a presença do Divino em uma relação matrimonial.
    Minha jornada é longa, mas estou dando o primeiro passo… Só tenho que passar estes ensinamentos a muitos irmãos e dizer-lhes que ainda há tempo para resgatar o casamento!

  • Janderson

    QUE DEUS NOS ILUMINE!!!
    Beijossss…

  • Lourival

    Ate que enfim leio algo que edifica e transforma, o casamento e tambem nossas vidas; é isso mesmo Pr.Luciano: não pare de pregar e publicar esses ensinos maravilhosos! Que Deus te abençoe, precisamos hoje em dia mais do que nunca de homens como o senhor, comprometidos com o Reino de Deus e não com o dinheiro, com as pessoas e não com os porcos.

  • http://www.orvalho.org/ministerio/?p=2039 Simone Cristina

    Muito edificante o estudo: O Cordão de Três Dobras, embora tendo um casamento muito bom e abençoado, é sempre bom aprender a buscar mais do Senhor para que fique ainda melhor, afinal nada é suficientemente bom que não possa melhorar, não é verdade? Fico grata pelas palavras do pastor luciano e de seu testemunho de vida conjugal com sua esposa Kelly… muito edificante! Interessante a ilustração do triângulo com a palavra DEUS no topo, onde na medida em que o casal caminha em direção a DEUS a distância entre eles dininui, muito bom isso!!! Amei esse site e estarei sempre por aqui procurando aprender mais do Senhor. Um grande abraço no amor de Jesus!!!

  • Simone Cristina

    Gostaria de cumprimentar o pastor Luciano pelo belo estudo: O Cordão De Três Dobras, onde podemos entender claramente o significado das palavras, amar, ceder e perdoar, como princípios para as nossas vidas, e nosso casamento… Gostei muito do exemplo da triângulo com o nome DEUS no topo em um dos vertices e nos outros dois vertices, a esposa e o esposo, onde na medida que eles caminham em direção a Deus a distancia entre eles diminuem, isso é realmente muito importante e matemáticamente comprovado… e apesar de ter um casamento abençoado na presença do Senhor, é sempre muito bom aprender mais de Deus para que fique ainda melhor. Afinal nada é suficientemente bom que não possa melhorar, não é verdade? Sou grata por ter encontrado esse site e poder ter acesso a esses estudos bíblicos tão abençoados. Que o Senhor continue usando vocês para nos abençoar. Um grande abraço no amor de Jesus!

  • Belen

    Fui mui abençoada com este estudo.
    4 decembro e mio casamento con un brasilero eu so argentina, nos vivemos na italia.
    obrigado per abençoarnos con estras palavras.
    Deus abençoe Pastor Luciano.
    Un abraço
    Belén.

  • RICARDO LOPES

    Aliança, renuncia, sabedoria divina, compreensão, dificuldades, gratidão e perseverança. Sou casado há quase 3 anos, e o Senhor tem nos levantando para falar um pouco de casamento… Um abraço e fiquem florecendo o site sobre esse assunto tão fantástico!

  • Davi & Meg

    Cremos que este é o modelo de Deus para a família. Parabens Pr. Luciano.

  • Lucineide de Souza..

    Quão preciosa essa palavra! Fui ricamente abençoada. Faço parte da Comunidade Nova Aliança de Londrina. Deus abençoe muito sua vida e de sua família.

  • Vania Machado

    Aleluia! Esse estudo veio fortalecer a mim e minha vida conjugal. Reconciliei com meu esposo há uma semana depois de 9 meses separados. Preciso sim de Dvd e cd’s do irmão para que me ajude a dia após dia ser uma esposa virtuosa.
    Ah! tive o provilegio de conhece-lo em janeiro em Trindade-GO, no Intensivo da MCM, quando orou por mim e minha coluna coltou ao lugar. Deus o abençoe, Pr.Luciano!
    Um abraço, Vânia

  • Rubens

    Graças a Deus pela sua vida, tenho acompanhado suas mensagens e ensinamento através do site e tenho apreendido muito. Que Deus continui abençoando o seu ministério e a sua família, fica na paz de Cristo,

    Rubens – SP.

  • SIMONE ALMEIDA

    Que benção de estudo. Este estudo me ensinou e me fez ver que as falhas que ainda existem em meu matrimonio hão mudar, pois no momento que estudava era como o Senhor Jesus ensinando. Tenho certeza que daqui para frente tudo será uma benção, meu lar é do Senhor Jesus, este que será um lar edificado no Senhor…

  • vania helena

    Parabéns por este estudo! Estou passando por crise no meu casamento por não deixar Deus na direção e por não me espelhar em sua imagem e semelhança. Tenho a certeza que Deus vai tranformar meu casamento e eu vou por em pratica o que eu aprendi aqui. Que Deus os abençõe!!

  • joel batista ferraz

    Gostaria que minha vida fosse tudo isto0 que eu acabei de ler.Que DEUS me ajude pois já estou no fim do poço

  • sidney silva

    Fico muito feliz em ver um ensino tão seguro em linha com as Escrituras… Tenho certeza que este ENSINO trouxe edificação para o Corpo de Cristo. Que Deus continue iluminando os olhos de seu entendimento!!!

  • marlene

    Pastor como é bom ver a revelaçao de Deus atraves da sua palavra! Que Deus continue te usando para nos ajudar! O senhor tem sido benção na minha vida através da suas ministrações. Que Deus te inlumine sempre!!!

  • Diogo

    Deus continue abençoando o Pr. Luciano Subirá! Palavra maravilhosa do Senhor Deus para nossas vidas!

  • marcel brito

    Essa palavra é maravilhosa! Que DEUS continue usando a vida do Pr.Luciano para abencoar outras vidas. Muito obrigada!

  • Nasser

    gostei dessa mensagem

  • http://Gmail.com Pr Nelson

    Muito bom, que Deus continue usando o pastor poderosamente.
    Abraço a todos da Orvalho.

  • Priscila F. Rodrigue

    Olá pessoal. Primeiramente gostaria de parabenizar, e agradecer, o pastor Luciano pelas preciosas pregações que tanto edificam o meu espírito!
    Gostaria de saber se posso copiar esse artigo e colar no meu site de casamento, é claro que, fazendo menção ao autor e fonte. RESPOSTA: É CLARO QUE PODE, MINHA IRMÃ!
    Abraços, Priscila.

  • http://construindo Pr. Ederson

    Realmente este estudo vai me ajudar muito a estar ministrando nesta quinta um culto especial de casal comemorando 25 anos de casados. Peço a Deus que continue usando o senhor assim Pr. Luciano pois és muito usado para edificar o corpo de Cristo, estive em uma ministração sua em Uberlândia na igreja Luz do Mundo e desde então venho acompanhando seu trabalho e me ajudando com ele, que Deus o abençoe em nome de Jesus.

  • laercio carlos

    eu tenho sido muito abençoado, desdo momento em que eu conheci este ministerio, tem sido uma benção não somente na minha vida mais na vida dos meus amigos e da minha familia , eu tenho indicado pra muitas pessoas todos ficam muito alegre com a descoberta de um ministerio tão rico e abençoado que DEUS continue abençoando vcs, estão todos vcs encluidos em nossas orações ….

  • silviceli minervino

    qdo o povo de Deus aprender a viver a palavra,ouvir e se alimentar de estudos como esse não havera divorsio entre cristãos,pois é direto do trono esse estudo.Obrigado,que Jesus abençõe

  • rosemare gomes diniz

    Mesmo que o casal nao se divorcie estara vivendo aquem dos planos de Deus isto e serio d+ e muito triste pois acabamos em desobediencia desagradando ao nosso Pai .Que Deus continue a te iluminar dando estas revelaçoes.Em Cristo com amor.

  • Vanessa Lima

    Muito obrigada por este estudo, estou passando por um momento em que estava precisando mesmo de orientação. Que Deus continue ministrando através deste trabalho! Fique na paz

  • http://orvalho,com leticia gomes

    oi é a primeira vez que leio este estudo e gostei muito ele edifica muito os relacionamentos amei bjs

  • http://cordãode3dobras Arnaldo F. Lacerda

    Grato pelas palavras de orientação. Que o Senhor te alcance sempre com seu eterno amor. que continues sendo um canal de bençãos nas vidas dos leitores…. fique com Deus.

  • Ana Paula

    Gostei muito….

  • monalisa

    Sabias palavras ,ensino muito precioso,que pretendo colocar em pratica na minha vida
    Vcs sao uma bençao

  • Michele

    Pastor vc é uma benção , tive o prazer de estar em uma pregação sua , na minha igreja em Sp, Biblica da Paz , voltei a ler sobre o cordão de 3 dobras , pois hj tem exatamente 1 semana que meu marido pediu a separação ,ele se afastou da igreja e isso refletiu em mim . Creio que Deus tem uma obra muito grande em minha família . Peço oração ao meu marido que esta com os olhos totalmente cegos

  • Luana

    Creio que este estudo vai me ajudar muito.
    Que Deus continue te abençoando cada vez mais!!!

  • http://facebook LeomariaRRVieira

    Foi a primeira vez que vizitei a pagina para boscar um versiculo,e sai muito satisfeita achei o que procurava e com uma esplicasao muito boa e clara sobre o assunto muito obrigada muito satisfeita.

  • valmy

    Estudo maravilhoso . eu apredi muito. Q bênção.

  • http://www.orvalho.com aldenice gomes ribei

    Muito edidicante esta palavra.Sei que Deus me conduziu, pois não consegui parar de ler e manter presa a minha atenção neste texto.
    Deus o abencooe pastor!

  • vanderlei gomes luci

    Ola queridos irmaos a paz, eu minha esposa curtimos muito esse estudo foi muito gradificante para meu casamento aprendemos muitas coisas importante par edificar mais ainda nosso casamento Deus abencoe sempre vcs, para ser capacitando outros casais.

  • Pr. andrade Lisbôa

    Queridos sou casado 31 anos e vou fazer 32, 20 de Janeiro, me alegro muito por comentários tão positivos, edificantes e isso é um bom sinal e digo eu, foi maravilhoso ler o ensino do Pr. Luciano, que lógico ele é inspirado por Deus totalmente, foi muito edificante, que Deus o abençoe e guarde e faça resplandecer mais e mais o seu rosto sobre ele e tenha misericórdia dele e conceda a Paz.
    Muito obrigado Pai, pela vida do Pastor Luciano.

  • Daniela

    Muito edificantea! Vou começar a praticar agora mesmo! O cordão de 03 dobras não se quebra jamais!

  • http://ocordaodetresdobras carlos antonio

    eu amei esse estudo biblico cada dia maid estou aprendendo aprender a biblia

  • Pinheiro Filho

    Fiquei agraciado com a meditação abençoada sobre o casamento. Estou passando dificuldades no meu relacionamento, mas CREIO nas providências do Senhor . Obrigado amado pastor, por essa lição preciosas

  • Pinheiro Filho

    meditação muito abençoada sobre o casamento.

  • Greicy

    Eclesiastes 4:9-12

  • Greicy

    Maravilhoso, amei este texto e me ajudou muito!

  • Patricia

    Muito edificante este estudo. Quando deixamos este outro cordão entrar ficamos mais “fortes”.

  • Antonio Carlos Loni

    Excelente palavra, estava buscando maior entendimento sobre o texto de Eclesiastes 4.12 e achei este muito rico, inclusive hoje no culto usarei para ministração da aliança de casamento que faremos a dois casais e juntamente com a certidão de casamento entregarei uma copia impressa, para que eles possam meditar posteriormente. Eu agradeço ao Espírito Santo por me dar esta Palavra e ao pastor que foi Seu instrumento por disponibiliza-la. DEUS ABENÇOE!