Estudos Bíblicos

O Significado do Maná – por Luciano Subirá

12/02/2010
44 Comentários



 

Quando Deus tirou seu povo da escravidão do Egito rumo à Terra Prometida, Ele os guiou pelo deserto onde não podiam plantar e colher, o que os levou a murmurarem contra o Senhor e contra Moisés. Por outro lado, Deus queria que os israelitas dependessem totalmente da provisão divina para seu sustento. O livro de Êxodo nos conta que Deus lhes enviou pão do céu. E isto aconteceu por um período de quarenta anos (Dt 8.2-3). Leia o relato bíblico:

“E partindo de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao deserto de Sim, que está entre Elim e Sinai, aos quinze dias do mês segundo, depois de sua saída da terra do Egito. E toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão no deserto. E os filhos de Israel disseram-lhes: Quem dera tivéssemos morrido por mão do Senhor na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! Porque nos tendes trazido a este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão. Então disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não. E acontecerá, no sexto dia, que prepararão o que colherem; e será o dobro do que colhem cada dia. Então disseram Moisés e Arão a todos os filhos de Israel: À tarde sabereis que o Senhor vos tirou da terra do Egito, e amanhã vereis a glória do Senhor, porquanto ouviu as vossas murmurações contra o Senhor. E quem somos nós, para que murmureis contra nós? Disse mais Moisés: Isso será quando o Senhor à tarde vos der carne para comer, e pela manhã pão a fartar, porquanto o Senhor ouviu as vossas murmurações, com que murmurais contra ele. E quem somos nós? As vossas murmurações não são contra nós, mas sim contra o Senhor. Depois disse Moisés a Arão: Dize a toda a congregação dos filhos de Israel: Chegai-vos à presença do Senhor, porque ouviu as vossas murmurações. E aconteceu que, quando falou Arão a toda a congregação dos filhos de Israel, e eles se viraram para o deserto, eis que a glória do Senhor apareceu na nuvem. E o Senhor falou a Moisés, dizendo: Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel. Fala-lhes, dizendo: Entre as duas tardes comereis carne, e pela manhã vos fartareis de pão; e sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus. E aconteceu que à tarde subiram codornizes, e cobriram o arraial; e pela manhã jazia o orvalho ao redor do arraial. E quando o orvalho se levantou, eis que sobre a face do deserto estava uma coisa miúda, redonda, miúda como a geada sobre a terra. E, vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto? Porque não sabiam o que era. Disse-lhes pois Moisés: Este é o pão que o Senhor vos deu para comer”.  (Êxodo 16.1-15) 

O último versículo diz que ao verem o maná, que era algo novo, jamais visto, os israelitas começaram a perguntar uns aos outros “O que é isto?”, do som desta pergunta feita no hebraico é que surgiu o nome “maná”, que significa “o que é isto?”. Contudo, além do significado literal da palavra, o maná tem uma mensagem simbólica na Bíblia, e é isto que queremos explorar neste estudo.

A ARCA E O MANÁ

Lemos em Hebreus 9.4 acerca da arca da aliança que continha em seu interior um vaso com o maná, além das tábuas da lei e da vara de Arão que floresceu. E o mesmo escritor afirma em sua epístola que a lei tem a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas (Hb 10.1).

Na arca e nos elementos em seu interior não temos a imagem exata das coisas, mas a sombra (ou figura) de bens futuros. Se observarmos estes objetos segundo o ensino do Novo Testamento, temos que ir além da imagem exata (o que neles se vê literalmente) e compreender a sombra, ou seja, o que eles tipificam: os bens futuros, da Nova Aliança, nele figurados. 

Qual é a figura do maná? Para entendermos claramente, compararemos dois textos bíblicos: um do Velho Testamento apresentando a figura, e um do Novo Testamento interpretando a figura.

“Sim, ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que nem tu nem teus pais conhecíeis; para te dar a entender que o homem não vive só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor disso vive o homem”.  (Deuteronômio 8.3)

“Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”.  (Mateus 4.4)

Observe isto. Em Deuteronômio, vemos que as Escrituras dizem que o homem não vive de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor. E segundo o texto, o que saía da boca do Senhor? O maná! Agora veja, Jesus usa estas mesmas palavras ao ser tentado pelo Diabo no deserto, E O INTERPRETA ao dizer: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus. Ele substitui a expressão “maná” por “Palavra de Deus”, que era o significado desta figura, que não tinha a imagem exata, mas era sombra de um bem vindouro.

O maná, portanto, é um tipo da Palavra de Deus: é o alimento que vem do céu para o sustento do seu povo. E qual é a figura da arca da aliança? Ela representa a presença de Deus no meio dos homens. Veja os textos bíblicos que autenticam esta afirmação: Quando, pois, a arca partia, dizia Moisés: Levanta-te, Senhor, e dissipados sejam os teus inimigos, e fujam diante de ti os que te odeiam. E quando ela pousava, dizia: Volta, ó Senhor, para os muitos milhares de Israel. (Nm 10.35-36). Quando a arca partia, Moisés dizia: “Levanta-te ó Deus…”, e quando ela pousava, dizia: “Volta, ó Senhor…”, porque a arca representava a presença de Deus que estava entre os querubins, como ele mesmo dissera a Moisés. Vemos também que em Primeira Samuel 4.21-22, quando os filisteus tomaram a arca, dizia-se em Israel: “Icabode – de Israel se foi a Glória!”

Se a arca representava a presença de Deus no meio dos homens, então ela figura Jesus! No Novo Testamento, é Ele quem é chamado EMANUEL, que traduzido é “Deus conosco” (Mt 1.23). E dele escreveu João, o apóstolo do amor, dizendo: E o verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do pai. […] Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer. (João 1.14, 18.) A arca, portanto, é figura de Cristo, a presença de Deus no meio dos homens.

O MANÁ ESCONDIDO 

Uma vez compreendidas estas figuras, entenderemos melhor o que Paulo disse aos Colossenses: No qual [Cristo] estão ESCONDIDOS todos os tesouros da sabedoria e da ciência. (Col 2.3). Veja bem: assim como o maná encontrava-se escondido dentro da arca, da mesma maneira, em Cristo, estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência! 

A arca figura Cristo e o maná a Palavra de Deus. E o maná encontrava-se ESCONDIDO dentro da arca, do mesmo modo que os tesouros da sabedoria e da ciência – os mistérios do Reino, a Palavra de Deus – estão escondidos em Cristo. É importante ressaltar a expressão “escondido”. O maná não estava apenas guardado na arca, mas escondido! A arca não tinha janela nem vitrine; era um baú coberto pela tampa do propiciatório sobre o qual estavam os querubins. O que se colocava dentro dela não era visto por ninguém. Jesus mesmo autentica esta verdade ao dizer à igreja de Pérgamo “ao que vencer lhe darei do maná ESCONDIDO…”, sabe o que isto significa? Se alguém olhasse para a arca não veria o maná escondido, exceto se fizesse um exame mais cuidadoso, abrindo a arca para examinar seu conteúdo. 

Da mesma maneira, se você tiver um contato apenas superficial com Cristo jamais descobrirá os tesouros da sabedoria e da ciência! Jamais poderá conhecer os mistérios do Reino! Do mesmo modo como ao se examinar a arca de maneira superficial não se encontrava o maná, assim também, um contato distante com Cristo jamais lhe revelará os tesouros escondidos! E, infelizmente, esta é a realidade da maioria dos cristãos que, servindo a Jesus por anos e anos, jamais chegam a experimentar do maná escondido. 

Talvez pensem que isto é só para ser desfrutado no céu, por causa da promessa de Jesus à igreja de Pérgamo; mas o que de fato Jesus disse é que quando os vencedores chegassem lá, continuariam a desfrutar do maná escondido, pois é impossível chegar a desfrutar da totalidade destes tesouros em Cristo ainda nesta vida. Eles são inesgotáveis! Mas isto não quer dizer que não se encontrem à sua disposição desde já! Saia do seu comodismo e corra possuir o que lhe pertence! 

Há mistérios no Reino. Há verdades a serem compreendidas. Não são verdades novas, são antigas; elas são uma novidade para estes dias apenas porque estão sendo restauradas, restituídas por Deus já que a Igreja deixou-as de lado.  

Estes tesouros escondidos são os mesmos segredos de Deus pertencentes aos que o temem, que Davi menciona no Salmo 25.14. Cada vez que você pegar em sua Bíblia para ler, estudar e meditar, lembre-se que há tesouros escondidos que jamais se tornarão conhecidos com um mero exame superficial. Mas entenda que quando falo de buscar de maneira mais profunda os tesouros, não estou me referindo meramente a estudo e pesquisa (embora devamos praticar isto com a maior dedicação possível), falo de se receber do céu, pelo Espírito Santo, as verdades de Deus, ou seja, experimentar o conhecimento por revelação!

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Autor: Luciano P. Subirá. É o responsável pelo Orvalho.Com – um ministério de ensino bíblico ao Corpo de Cristo. Também é pastor da Comunidade Alcance em Curitiba/PR. Casado com Kelly, é pai de dois filhos: Israel e Lissa.

  • Kátia Fortes

    Muito bom!!

  • Carlos Martins

    Muito bom

  • http://www.orvalho.com Marli Garcia

    Essa Palavra nos inspira a não sermos apenas telespectadores do Senhor, mas desgustadores do Maná que Ele deseja que desfrutemos dia a dia pela revelaçãos dos segredos do Seu coração.. Esses segredos estão ocultos em Jesus, e quem não busca dessa Fonte Inesgotável irá passar fome diante de tanta comida terrena que podemos adquirir hoje pelas riquezas da terra. Desfrutar de Jesus é alimento diário que permanece para vida eterna..

  • Keila Vilas Boas

    Pastor Luciano, gosto muito de ler o que o senhor escreve. Sempre me abençoa muito. Já li os livros e agora as palavras do site. Escreva mais, registre as revelações, permita que, mesmo de longe, possamos ser abençoados com as revelações que tem recebido do Senhor. Fique na paz!

  • http://www.ivonechagas.com.br ivonechagas

    É terrivel constatar apetite diário para o pão da padaria, mas uma constante necessidade de esforço para com o Maná/Palavra!

    Ficou muito clara a revelação do maná escondido na Arca! Escondido!

  • wladimir cardoso

    sou pastor no RJ, e gostei muito do conteúdo do seu estudo sobre o Mana, inclusive tive a inspiração para ministrar em nossa igreja a mensagem ” Acabou o mana o que fazer? e Deus edificou muito a igreja neste dia, que a mão poderosa do Deus da Bíblia possa continuar te inspirando em vários outros temas, e livros. Deus te abençoe

    Pr. Wladimir Cardoso

  • moyses s. brandão

    Sou pastor do Ministeiro Shekinah em Mirassol, a tempos leio seus estudos Biblicos, que são inspirados por Deus, peço a Deus Pai que continue a te abençoar, para que possamos a ler e estudar, junto com o senhor a palavra de Deus, vivamos para o Senhor.

  • ramony araujo

    Adorei!que paz do senhor esteja no nosco!! Amém

  • Jose edgar

    Gostei Muito Desse Estudo… Que eu e todos Que Amam A Cristo Possa Colocar em Pratica Esse Estudo… Que possamos achar em nossas Igrejas o Mana Perdido, ou deixado de lado a Alguns Anos. Que Deus Pelas suas Misericórdias possa continuar a lhe abençoar . Um Grande Abraço

  • http://terra.com.br Benedito

    Fiz mensagem a um amigo dizendo que neste ano vou dedicar a entender o maná escondido.ue será dado ao vencendor. Desejo conversar, ver mensagens a respeito, etc. A sua foi a primeira. Muito boa.Digo, o Espírito Santo lhe trouxe o entendimeno.

  • Mariana Estevão

    Gostei muito de seu estudo. Me senti edificada! Paz de Cristo

  • Luiz tadeu

    Que Deus o abençoe me ajudou muito.

  • André de Melo Jarra

    Amei muito este estudo , sobre a palavra de Deus, que Deus continue abençoando este abençoado irmão por este estudo.

  • miguel

    otimo sempre vejo os coment

  • http://www.orvalho.com/o-significado-do-mana-por-l Priscilla

    Excelente! Muito bem explicado! Parabéns! Que Deus abençoe!

  • Gleice Emanoela

    Que maravilhoso estudo! Edificou muito minha vida, pois Deus vinha me falando para eu me alimentar do seu maná, consegui entender melhor a ordem de Deus.
    Que Deus te abençoe e continue revelando dos seus tesouros escondidos para nós.
    Amém.

  • aldenor da s.valente

    Interessante, que na palavra esconde-se muitos misterios e signficados, que somente o Espírito Santo de Deus para nós revelar. Entendemos que a primeira arca da aliança, tinha sua deficiência. Sabendo-se tambem que ela não podia está em dois lugares ao mesmo tempo, como hoje a arca que é Cristo que está acessível para todos, em toda sua plenitude.

  • Miriam f. veloso

    Acabei de ler seu artigo hoje 10/08/2014.Nao sei se o senhor vai ler minha mensagem; mas gostei muito e percebo que estudo e pesso a DEUS ENTENDO melhor as coisa.Acredito que entao e o mana de Deus me ajudando.Por favor me indique outros artigos.Obrigada.

  • Tiago

    bênção… que Deus continue a usar nosso pastor sempre..

  • Tiago

    Eu quero esse maná. .

  • Darliane Albino

    Estava exatamente procurando por este tema e me elucidou muito… Que o SENHOR te abençoe! !

  • carlos andre

    Muito bom este estudo meus paranbéns que Glória seja de nosso Senhor Jesus Cristo que Deus te abencoe

  • LIDIA MARIA

    Gostei muito da explicação sobre o maná, me ajudou muito. Grata! Que Deus continue dando cada dia mais inspiração do céu para os servos dele aqui na terra,para melhor entendermos os mistérios do reino.

  • Edinilson Correa

    Que palavra maravilhosa! Ainda temos muito o que aprender.

  • Rita Jadielma

    Que legal!!!
    Estava aqui fazendo um estudo sobre o maná, e gostei muito do que li. Vou dar um estudo essa semana “Maná:como as misericórdias do Senhor renovadas a cada manhã em nossas vidas.”

  • Rita Jadielma

    Se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus.(Provérbios 1:4-5)
    “Se o buscares, ele deixará achar-se por ti.”
    1 Cônicas 28:9)
    *_* essas palavras ardem em meu coração… Deus abençoe!

  • willye michel

    Pr. Luciano Subira.
    Glória a Deus.

    Por todo o trabalho e estudo disponível neste site, como tem acrescentado em nossas Vidas.
    Que o Senhor Jesus possa suprir sempre cada uma das necessidades deste Ministério.

  • http://odenilton_oliveira@live.com odenilton s. oliveir

    parabéns muito bom e de forma abrangente quero esta sempre compartilhando essas sabedorias divinas com vcs

  • JESSICA TAVARES

    MUITO BOM MSM
    ISSO NOS MOSTRA Q DEUS TEM A CADA DIA MAIS E MAIS BASTA BUSCARMOS ELE
    E ELE NOS QUER FAZER SUBIR CADA DIA MAIS DE NIVEL

  • Sarah Penace

    Maravilhoso! Pr. Luciano, homem sábio e virtuoso. O texto está excelente como sempre. Aos que desejam adquirir um maior conhecimento sobre a palavra e crescimento espiritual, vou-lhes indicar um dos livros do pastor que gostei muito. Este chama-se “O conhecimento revelado”.

  • jorge

    Bom gostei demais desse estudo.

  • valci doa santos

    Pr luciano ,este estudo me ajudou muito que Deus conginue te abençoando e te capacitando cada vez mais

  • http://nãotenho Carlos Apa. de Olive

    Esse estudo foi muito esclarecedor para mim

  • Carlos Apa. de Olive

    vou sempre estar visualizando este site

  • Geane

    Uma palavra ungida e poderosa!

  • David Nunes da Silva

    Gostei, estava começando a querer entender o que realmente era o maná, com suas colocações poderei ir em frente para outros entendimentos.

  • TONIELE

    Muito bom, deu para compreender perfeitamente que para ter acesso ao maná de Deus, ou seja aos tesouros, precisamos de um relacionamento íntimo com Cristo.

  • http://gloog Edvaldo

    Muito bom

  • http://gloog Edvaldo

    Excelente gostei muito

  • ALAN GEORGE LIMA DE

    Benção! ótima explanação, lindo os mistérios de DEUS!

  • edison

    Muito esclarecedor. Deus continue abençoando sua vida a através dela.

  • Daniel machado

    muito bom,esclarecedor eimportante.

  • PR JORGE

    REALMENTE É DE DEUS QUE EM TEMPOS DIFÍCEIS ALGUÉM SEJA INSPIRADO PELO ESPIRITO SANTO A NOS LEMBRAR DE BUSCAR OS TESOUROS ESCONDIDOS EM CRISTO, QUE ELE TE ABENÇOE.

  • rogerio de oliveira

    bom dia muito bom estudar a palavra de Deus sempre nos traz um renovo, e nos coloca a par da parte do ceu.