COMO ESCOLHER MEUS CANDIDATOS?

26/09/2018

O momento político do Brasil é decisivo. Estamos às vésperas de eleger um grande número de parlamentares e executivos que irão liderar a nação pelos próximos quatro anos. As suas ideologias partidárias, seus programas de governo e os seus objetivos pessoais serão executados no Brasil com a nossa permissão. Essa é a oportunidade e o risco da democracia: a decisão está nas nossas mãos.

Diante das dezenas de candidatos e partidos, como faço para escolher aqueles que vão melhor representar e administrar o país? No livro “Liderança Corajosa”, Bill Hybels nos inspira a escolher pessoas que irão trabalhar conosco com a regra dos “3 Cs”. Funciona também se aplicarmos a regra para escolhermos aqueles em quem iremos votar.

CARÁTER
Traços de caráter são o que definem a ética e a moral de uma pessoa. Honestidade, integridade, motivos altruístas, determinação, trabalho, etc., são expressões do caráter. Esses traços demonstram o quanto a pessoa é confiável para receber nosso voto, se ela está mentindo, prometendo o que não pode cumprir ou se tem intenções de enriquecer com o dinheiro público. Alguém cuja integridade está sempre sendo questionada, cujas intenções não são claras, de moral duvidosa, que já foi enquadrada em acusações e processos comprovados, não tem o caráter para receber seu voto.

COERÊNCIA
O termo coerência é para indicar que as pessoas ou partidos em quem votamos possuem o mesmo posicionamento ou ideologia que nós. Os exemplos mais comuns são o aborto, o casamento de pessoas do mesmo sexo ou a descriminalização da maconha. Mas outros temas são tão ou mais importantes, como a reforma tributária, a reforma política, a destinação dos tributos e impostos, ou a interferência cada vez maior do Estado em nossas vidas particulares, liberdades e em nossa propriedade. Não devemos votar em alguém cujas ideias pessoais ou partidárias não sejam coerentes com o que defendemos.

COMPETÊNCIA
Competência une conhecimento (formal ou não), a habilidades e à experiência. Infelizmente algumas pessoas que se candidatam não têm ideia do funcionamento da estrutura governamental. Não sabem trabalhar com um orçamento público, não conhecem os procedimentos parlamentares, não têm habilidades administrativas, não distinguem as atribuições de um parlamentar das do governador ou prefeito. São grandes as possibilidades dessa pessoa ser manipulada por outros que já estão lá há muito tempo. Devo cuidar para não dar meu voto a quem não sabe o que fazer com ele.

Diante dessas questões, vale a pena lembrar do conselho de Jetro quando Moisés estava organizando a estrutura da nação judaica: “Mas, escolha dentre todo o povo homens capazes (competência), tementes a Deus (coerência), dignos de confiança e inimigos de ganho desonesto (caráter)” (Êxodo 18.21 NVI – as ressalvas são minhas).

Para isso você precisa conhecer as ideias e a vida de seu candidato para além do Horário Político Gratuito da TV. Mas também deve orar, e muito, entendendo que o exercício do seu dever cívico tem consequências naturais e espirituais sobre toda a nação. O Espírito do Senhor certamente vai orientar você.

————————–
*Rawlinson Rangel é pastor, formado em Administração Pública e pastor da Iglesia Evangelica Bautista de Sevilla, España. Casado com Márcia e pai do Arthur e do Levi.

Newsletter

Onde Estamos

SEDE ADMINISTRATIVA
R. Alm. Gonçalves, 2740
Água Verde - Curitiba/PR
CEP: 80250-150

Fale Conosco

contato@orvalho.com