Série Avivamento – Deus acredita em você!

22/08/2022

A Bíblia descreve os midianitas como uma nação de “gafanhotos” (Juízes 7:12)

Sempre que os campos estavam prontos para a colheita, eles desciam em grande número sobre as plantações de Israel, como um enxame de gafanhotos, e não deixavam nada pra trás, exceto destruição e desolação. Os israelitas ficavam na defensiva, aninhando-se em cavernas, escondendo-se nas montanhas e construindo fortalezas protetoras. Aqueles medrosos lavradores, rapidamente colhiam o que podiam e escondiam, em antecipação a uma invasão iminente.

Daniel Kolenda ministrando cura na cruzada após uma pregação do evangelista Bonnke (2007)

Entretanto, Deus tinha um plano para libertar Israel das mãos dos midianitas, e Ele tinha acabado de escolher o homem para fazer este trabalho, mas a escolha de Deus parecia altamente improvável.

Mas Deus vê mais em nós do que vemos em nós mesmos! Nossos obstáculos, fracassos e deficiências não o intimidam. Por quê?

Gideão não era de maneira alguma um “salvador da pátria”, nem na imaginação. Ele era uma vítima dos males da sua sociedade, um homem que fora influenciado pelo clima de covardia que aleijava e escravizava os israelitas. Ele era tão prisioneiro do medo que se escondia em um lagar para debulhar sua pequena colheita de trigo (Juízes 6:11).

Um lagar não é um lugar para debulhar trigo, e sim um lugar usado para se espremer uvas e fazer vinho; é como lavar suas roupas na máquina de lavar louça. Gideão, porém, tinha escolhido aquele lugar inadequado porque tinha medo dos midianitas. Ele tinha medo de perder sua colheita e sua vida, então escondeu ambos no subsolo. Foi nessa masmorra de medo que o Senhor achou um Gideão frustrado, tremendo e suando de medo.

“Então o anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: “O Senhor está com você, poderoso [e corajoso] guerreiro” — Juízes 6:12  (AMP)

Ninguém teria imaginado tal declaração do Senhor naquele dia. “Gideão”, disse o Senhor, “você é um homem poderoso e corajoso!” Onde outros viram um covarde, Deus viu um libertador! Estou tão feliz que Deus não nos vê da maneira que tantas vezes vemos nós mesmos. Quando olhamos no espelho, podemos ver alguém com pouca instrução ou inexperiência. Podemos ver alguém que pertence à raça, sexo ou classe social errada. Podemos ver alguém que é muito jovem ou muito velho. E sempre há um milhão de desculpas porque Deus não pode nos usar. Mas Deus vê mais em nós do que vemos em nós mesmos! Nossos obstáculos, fracassos e deficiências não o intimidam. Por quê?

Porque, embora sejamos fracos, Ele é forte!

Em 2 Coríntios 12:9 diz: “E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.”

Evangelista Reinhard Bonnke treinando e discipulando Daniel Kolenda (2009)

Ao olhar no espelho, tudo o que ele conseguia ver eram desvantagens e falhas. Duvidou de que fosse capaz de realizar algo grandioso e não estava convencido de que o Senhor havia escolhido o homem certo para o trabalho. Mas Deus sabia exatamente o que Gideão precisava ouvir, e Ele falou palavras que entraram diretamente no coração da inadequabilidade de Gideão. “O Senhor lhe disse”, no Versículo 16: “Certamente serei contigo.”

Essas devem ser as palavras mais consoladoras que alguém pode ouvir. Saber que Deus está com você e que Ele está do seu lado – é a melhor coisa do mundo! Jesus sabia que você precisaria ouvir isso, e é por isso que Ele disse em Hebreus 13.5: “Nunca te deixarei nem te abandonarei”, e, uma vez mais, em Mateus 28.20: “Eis que estou convosco sempre, até o fim dos séculos” (NKJV)

Você às vezes se sente como um fracassado? O seu passado tem assombrado e definido você? Tem sido difícil para você crer que Deus realmente está do seu lado e que Ele tem os seus melhores interesses em mente?

Evangelista Daniel Kolenda pregando para multidões

Quando olho para trás na trajetória de vida do Evangelista Daniel Kolenda, fico maravilhado só de pensar tudo o que Deus fez. Hoje ele lidera o ministério evangelístico internacional do Cristo para todas as nações (a CfaN). E nessa função, ele já teve a extraordinária honra de levar mais de 15 milhões de pessoas para Jesus em nossas grandes campanhas evangelísticas em todo o mundo.

As pessoas ficam curiosas para saber como foi que ele conseguiu tal posição e muitas vezes ficam perplexas quando descobrem a realidade. Na verdade, ele começou trabalhando na CfaN, não como pregador, mas no departamento de estoque, embalando livros e despachando encomendas pelos Correios! Em termos humanos, não havia uma posição mais baixa do que a dele em toda a organização. Às vezes ele se sentia invisível, mas Deus sabia exatamente onde ele estava – pois Ele o observava em tudo que fazia. Como ele era fiel nas pequenas coisas, Deus seria fiel nas grandes.

Jesus estabeleceu um princípio em Lucas 16:10 que é absolutamente essencial na busca de se cumprir a vontade de Deus para nossas vidas. Jesus disse: “Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é infiel no pouco, também é infiel no muito.”. Veja, Deus nos chama para as pequenas coisas primeiro, antes de nos chamar para as grandes. Se você não for fiel nas pequenas coisas, como Ele poderá lhe confiar as coisas mais importantes? Portanto, seja fiel hoje onde quer que você se encontre e faça tudo como que para o Senhor. Como está escrito em Gálatas 6: 9 “E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos”.

Milhões de vidas já se entregaram a Jesus nas cruzadas evangelísticas da CfaN

No lagar, encontramos um Gideão covarde tremendo e suando de medo escondendo-se para salvar sua vida, quando o Anjo do Senhor aparece a Gideão e o chama de “poderoso [e corajoso] guerreiro”. A princípio, essas palavras quase soam como um sarcasmo cruel, mas não havia nenhum sorriso debochado no rosto do anjo. Deus não estava zombando de Gideão, nem confundiu Gideão com outra pessoa. Deus viu algo em Gideão que ninguém mais viu, incluindo o próprio Gideão. Que alívio saber que os caminhos e os pensamentos de Deus não são os nossos.

Oh, meu amigo, quando você entender o que Deus vê quando olha para você, isso mudará sua vida.

DEUS ACREDITA EM VOCÊ! É hora de você receber uma revelação da bondade de Deus e começar a se enxergar como um agente de avivamento neste mundo!

 

Eu gostaria de convidá-lo a participar comigo da FIRE RIO 22, uma conferência de avivamento que vai estar acontecendo nos dias 3-5 Novembro no Riocentro, Rio de Janeiro. Serão dias em que você será capacitado no poder do Espírito Santo a cumprir o chamado de Deus na sua vida!

Se eu fosse você eu não perderia esta oportunidade por nada neste mundo! Estou com uma expectativa ENORME do que o Senhor vai fazer nestes dias! Vai ser tremendo!

 

VEM AÍ A FIRE CONFERENCE 2022 NO RIO DE JANEIRO. NÃO PERCA!

Fire Conference Rio de Janeiro 2022

Newsletter

Onde Estamos

SEDE ADMINISTRATIVA
R. Alm. Gonçalves, 2740
Água Verde - Curitiba/PR
CEP: 80250-150

Fale Conosco

contato@orvalho.com