A VITÓRIA CONTRA O PECADO – Sandro Vila

19/06/2019

A mente de Deus, ou modo de pensar Dele, é conhecida através da sua Palavra.

QUEM CONHECEU A MENTE DO SENHOR PARA QUE POSSA INSTRUÍ-LO? NÓS PORÉM TEMOS A MENTE DE CRISTO. (1 CORÍNTIOS 2.16)

A realidade é que não dá para pensar como Deus, sem conhecer o que Ele escreveu a respeito de tudo. O conhecimento da Palavra de Deus sugere que ao ler a sua Palavra obteremos o mesmo conhecimento que Deus tem a respeito de temas variados, e esse conhecimento torna-se um guia prático para a vida.

A Bíblia é como uma ferramenta pronta para ser usada.

…QUE MANEJA CORRETAMENTE A PALAVRA DA VERDADE (2 TIMÓTEO 2.15).

A palavra manejar sugere a ideia de uma espada que deve ser bem manuseada por alguém com experiência. Quanto mais você lê a Palavra, maior será a sua capacidade de aplicá-la em sua vida.

É preciso ser como um guerreiro que sabe o que fazer com a sua espada na hora da batalha. Por isso, você precisa conhecer a Palavra, para saber usá-la a seu favor contra as tentações, as influências, a dúvida e o medo.

O conhecimento da Palavra vai fazer você considerar se cederá às tentações. Vai capacitar você para batalhas maiores. E finalmente, você usará essa espada com maior habilidade na luta contra o pecado. A Bíblia é a vitória contra o pecado.

GUARDEI NO CORAÇÃO A TUA PALAVRA PARA NÃO PECAR CONTRA TI (SALMOS 119.11).

ACIMA DE TUDO, GUARDE O SEU CORAÇÃO, POIS DELE DEPENDE TODA A SUA VIDA (PROVÉRBIOS 4.23)

Por que a Biblia é a vitória contra o pecado? Porque ela é a verdade de Deus para nos guiar de modo prático!

DIRIGE OS MEUS PASSOS, CONFORME A TUA PALAVRA; NÃO PERMITAS QUE NENHUM PECADO ME DOMINE (SALMOS 119.133)

Nossas ações são fruto daquilo que nos influencia. Por isso, quando Bíblia passa a ser uma influência sobre nós, seremos guiados por ela. Portanto, o pecado não nos dominará. Jesus derrotou Satanás na tentação através da Sua Palavra.

Você já deve ter ouvido:

E CONHECEREIS A VERDADE, E A VERDADE VOS LIBERTARÁ. (JOÃO 8.32)

Por que o conhecimento da verdade nos liberta? Porque o Cristo crucificado, mas ressurreto, derrotou as obras das trevas através da obra que realizou na cruz. A única verdade que faz de você alguém liberto é conhecer o Cristo que o liberta. Essa é a verdade! Nele se cumpriu toda a lei! Que lei?

A lei que determina que todo pecador é merecedor de condenação por sua vida de desobediência a Deus. Contudo, todo pecador que se arrepende é perdoado de seus pecados e livre da condenação. A verdade máxima é que, se não reconhecer a Cristo como seu Senhor e viver sem a sua natureza santificadora, você não será liberto!

A BÍBLIA É UM CONSELHEIRO FIEL

COMO É FELIZ AOUELE QUE NÃO SEGUE O CONSELHO DOS ÍMPIOS, NÃO IMITA A CONDUTA DOS PECADORES, NEM SE ASSENTA NA RODA DOS ZOMBADORES! AO CONTRÁRIO, SUA SATISFAÇÃO ESTÁ NA LEI DO SENHOR, E NESSA LEI MEDITA DIA E NOITE (SALMOS 1.1,2)

Por que o escritor diz que não segue o conselho dos ímpios? Porque a Bíblia é como um conselheiro fiel. Eu já escutei muita gente; algumas com excelentes conselhos e outros nem tão bons assim. Mas descobri que o melhor conselho vem da Bíblia, porque ela é a mente de Deus! É o que Ele pensa!

SABEDORIA PARA PROSPERAR

MEDIANTE A SUA SABEDORIA E O SEU ENTENDIMENTO, VOCÊ GRANJEOU RIQUEZAS E ACUMULOU OURO E PRATA EM SEUS TESOUROS (EZEOUIEL 28.4)

Gosto desta perspectiva: “Medliante a sua sabedoria e o seu entendimento.” Esse é o segredo!

SABEDORIA E ENTENDIMENTO

Talvez você seja tão inquieto que não consegue parar para ler, muito menos para meditar. Aí você me pergunta: “Meditar em que?”.

Vivemos num mundo onde até para nos comunicar por mensagens usamos abreviações, como se vivêssemos numa competição de quem escreve mais rápido, como se meditação fosse coisa ultrapassada.

Mas o que você precisa entender é que a sabedoria o ajudará a fazer decisões corretas, sem se corromper. Estamos cercados de corrupção, pessoas se vendendo facilmente, aceitando propostas para obterem o que querem, sem medir as consequências, usando o argumento de que fins justificam os meios. Está errado!

DE QUE SERVE O DINHEIRO NA MÃO DO TOLO, JÁ QUE ELE NÃO QUER OBTER SABEDORIA? (PROVÉRBIOS 17.16)

Quer ser fiel à Palavra vivendo de acordo com o que ela diz? Medite nela! Lendo-a, ouvindo-a, falando sobre ela, tirando as suas dúvidas, falando francamente sobre fraquezas, conhecendo o que Deus sabe. Você deve se perguntar: “O que Deus pensa sobre isso?” Foi por isso que Paulo procurou levar Timóteo a desenvolver uma ideia crítica do mundo a sua volta. Foi essa a instrução dada a ele. Não há na sociedade parâmetros para uma vida com o padrão Deus de qualidade. Por todo lado, tem alguém se vendendo, ou por dinheiro ou por sexo. Dinheiro e sexo são as moedas mais comercializadas para se obter qualquer coisa.

As pessoas simplesmente aceitam essa cultura sem questioná-la. Vejo alguns adolescentes prisioneiros de seus desejos, incapazes de avaliar suas ações. Por quê? Porque a Bíblia não é um conselheiro fiel para eles. Quando você tem informação ou conhecimento do que Deus pensa, terá discernimento, e a verdade o guiará em fidelidade a Deus. Finalmente, essa fidelidade à Palavra é validada através do nosso comportamento.

Antes de qualquer coisa, temos de considerar se fazemos o que falamos, e se praticamos o que ouvimos. A Palavra é a verdade de Deus. Ela é a mente, o caminho e a direção para tudo que formos realizar neste tempo. Sem a Palavra de Deus, você será uma presa fácil para Satanás. Ele conseguirá dominar você, lançando mentiras em sua mente, tornando-o seu escravo.

Texto extraído do livro “5 Hashtags Como Deixar Sua Marca No Mundo”

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
Autor: Sandro Vila. Sandro Vila é pastor de adolescentes na Comunidade Alcance em Curitiba, PR. Casado com Leslie Vila é pai de Matheus e Nathan.

Newsletter

Onde Estamos

SEDE ADMINISTRATIVA
Rua Maranhão, 1039
Água Verde - Curitiba/PR
CEP: 80610-000

Fale Conosco

contato@orvalho.com